Temática do envelhecimento no distrito de Bragança debatida em seminário em Torre de Moncorvo |
Nuno Gonçalves justifica este seminário com a necessidade de “falar com pessoas credenciadas e que pudessem abordar um tema que nos preocupa que é o envelhecimento da população. Para mantermos a população que temos no país precisávamos que 50 mil emigrantes entrassem todos os anos durante várias décadas.” Referiu ainda que “este é um problema que temos de combater, eu não acredito que seja através de subsídios à natalidade, mas acredito que seja com a forte aposta social, como aliás a Câmara Municipal faz.
O primeiro painel, subordinado ao tema "Abordagem Antropológica e Social", foi moderado pela professora Doutora Maria do Céu Ribeiro e contou com uma intervenção do Professor Doutor Adriano Moreira, que sobre a temática envelhecer ressalvou que “os lares para velhos confirmam que a ética exige o recurso à lembrança do imperativo de honrar pai e mãe. Descreve, sem reservas, o apelo à transcendência, exige o regresso aos valores, à salvaguarda do património comum da humanidade, que entre nós, e no mundialismo que iniciamos, tem os valores cristãos nos alicerces.”
Interveio ainda o Francisco George sobre a transição demográfica: implicações políticas, sociais e epidemiológicas. “Há poucas crianças se compararmos com os idosos, temos índices de envelhecimento acentuados, temos uma taxa de fecundidade baixa, temos problemas que os autarcas, os políticos, os deputados e os governantes conhecem, mas que têm de ser rapidamente encarados com novas políticas”, frisou Francisco George.
O segundo painel, "Abordagem Legal e de Apoio", contou com a moderação Vereadora Piedade Meneses e as intervenções da Professora Doutora Dalila Araújo, investigadora do IPRI Nova, conferencista na Nova-IMS, de António Moreira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco António Meireles e de Fernando Gil, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.
No final da sessão o Major da GNR Pedro Ramos abordou o tema policiamento comunitário – idosos em segurança.
A iniciativa inseriu-se na comemoração do Dia do Comando Territorial de Bragança, da Guarda Nacional Republicana.