Comunidade Intermunicipal promove Território na maior feira de turismo do País

As Terras de Trás-os-Montes vão estar Presentes na BTL 2019- Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 13 a 17 de março, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Integrada no Stand da Turismo Porto e Norte e com uma área própria de 54 metros quadrados, a CIM-TTM aposta na promoção conjunta do território na maior Feira de Turismo a nível nacional.

Foto: FIL, Manuelvbotelho - Obra do próprio (CC BY-SA 3.0)
Uma forma de afirmar a atratividade turística dos 9 concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal, num setor considerado estratégico para o desenvolvimento territorial.

A BTL é entendida como uma oportunidade de excelência para promover o potencial turístico do território, junto de profissionais do setor e investidores nacionais e internacionais, mas também junto dos milhares de visitantes que anualmente por ali passam à procura de novidades para férias e momentos de lazer.

Durante os cinco dias de Feira não vão faltar atividades no espaço das Terras de Trás-os-Montes, que pretendem dar a conhecer os sabores, a história, as tradições e o património natural de um território que se tem vindo a afirmar como o destino natural.

Destaque para a confeção, ao vivo, de produtos tradicionais do território, pelas pessoas que desde sempre guardaram os segredos da tradição. Os segredos da doçaria, mas também de pães tradicionais como a bola sovada, a bola de azeite e azeitona, os cuscos vão ser revelados pelas mãos que, habitualmente, os confecionam no território.

Recorde-se que as Terras de Trás-os-Montes são constituídas pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Para além da gastronomia, da história, natureza este território tem na tradição e cultura uma das suas principais riquezas, daí que quem passar pelo espaço das Terras de Trás-os-Montes na BTL pode ser surpreendido por figuras emblemáticas do território como são os Caretos e os Pauliteiros de Miranda do Douro e levar para casa uma fotografia como recordação. Para tal basta andar “Atrás da Máscara”, uma atividade que vai decorrer durante os cinco dias de Feira.

Nos primeiros dois dias a BTL é dedicada, exclusivamente, aos profissionais e abre ao público em geral na sexta-feira às 17 horas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN