Dow’s Porto Vintage 2016 eleito melhor vinho fortificado

Marca da família Symington continua a manter o seu estatuto, no que toca à produção de Vinhos do Porto de qualidade excecional

Dow’s Porto Vintage 2016  eleito melhor vinho fortificado
O Dow’s Porto Vintage 2016 foi eleito, no âmbito da Essência do Vinho - Porto, como o melhor vinho fortificado, no Top 10 Vinhos Portugueses de 2019. O júri, composto por meia centena de especialistas de diferentes nacionalidades, atribuiu ao vinho da família Symington a pontuação mais elevada naquela categoria.

A tradição de vinhos excecionais é intrínseca à Dow’s, que viu o seu Vintage 2007 receber 100 pontos por parte da reputada Wine Spectator e o Vintage 2011 (Nº1 do TOP 100) ser considerado o “Vinho do Ano” pela mesma revista. Em 2016, as condições atmosféricas foram bastante atípicas com um inverno soalheiro seguido de uma primavera muito fria – as duas estações contaram com chuva abundante – e um verão muito quente e seco, o que conjugado se traduziu na produção de vinhos de qualidade ímpar.

A nota de prova do Dow’s Porto Vintage 2016 carateriza-o como “um vinho bem tonificado de impressionante estrutura”. A equipa de enologia da Symington, liderada por Charles Symington, selecionou de duas parcelas da Quinta do Bomfim os aromas florais da Touriga Franca (o principal componente deste vinho) e a acidez do Sousão. Da Quinta Senhora da Ribeira, o Alicante Bouschet concedeu estrutura ao vinho, a que ainda se somou a Touriga Nacional da parcela da Vinha Grande, com maturações muito equilibradas.

Procura elevada dos Vintages da Dow’s no mercado secundário Após a decisão de declarar o Porto Vintage 2016, a Symington Family Estates registou uma elevada procura para estes vinhos, com uma forte valorização no mercado secundário. O portal Live-Ex, que criou um índice de Vinho do Porto que analisa a performance do preço dos últimos 10 Vintages das cinco empresas mais ativas do trade, reflete precisamente essa tendência de crescimento, com a Dow’s a liderar. O Dow’s 2011 valorizou-se 142%, desde 2014, e o Dow’s 2007 apresenta um crescimento de 64%, desde 2012.

De registar ainda de que, pela primeira vez, os rótulos dos Porto Vintage 2016 indicaram as quantidades produzidas, no interesse da transparência e clareza de informação, quer para os retalhistas quer para os consumidores. Cada garrafa tem ainda um código discretamente gravado no vidro, com o intuito de minimizar a possibilidade de fraudes e para assegurar melhor rastreabilidade. A totalidade das rolhas usadas nos Vintages 2016 da Symington foi analisada para controlo de TCA, e cada rolha tem uma garantia de 100% por parte do produtor.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN