Centro Interpretativo do Vale do Tua comemora um ano de existência com mais de 5300 visitantes

Um ano após a inauguração do Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), um espaço interpretativo que nasce das contrapartidas resultantes da Declaração de Impacto Ambiental realizada no âmbito do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, o balanço efetuado à afluência de visitantes é muito positivo.

Centro Interpretativo do Vale do Tua comemora um ano de existência com mais de 5300 visitantes
Entre 21 de Fevereiro de 2018 e 21 de fevereiro de 2019 visitaram este espaço museológico mais de 5300 visitantes. Uma análise ao perfil do visitante do CIVT permite-nos constatar que 25% dos visitantes do CIVT chega ao Tua através dos comboios que circulam na linha de caminho-de-ferro do Douro.

Para potenciar e impulsionar ainda mais a visitação deste espaço foi assinado no dia 1 de junho de 2018 um protocolo entre a CP Comboios de Portugal e o Município de Carrazeda de Ansiães, entidade gestora do CIVT, no sentido de proporcionar aos utilizadores da Linha do Douro descontos para a entrada neste espaço de interpretação do Vale do Tua.

Por via deste protocolo, os passageiros que viajarem na oferta regular e no comboio histórico da CP podem usufruir de uma redução de 50% no preço do bilhete de entrada no CIVT.

Este espaço museológico resulta da recuperação de dois armazéns devolutos que se encontravam localizados junto à Estação do Tua. Este projeto preserva através de conteúdos temáticos e interativos a memória do Vale do Tua.

Os conteúdos museográficos do CIVT estão divididos em 3 temas que evocam o Vale, a Linha do Tua e a Barragem e pretendem estabelecer a ligação entre o visitante e as gentes locais, funcionando como uma porta de entrada na área do Parque Natural do Vale do Tua.

O CIVT encontra-se aberto ao público de quarta a domingo das 12h00 às 18h00.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN