"Porque Se Fazem As Festas?” debate festividades do Entrudo na Casa do Careto, em Podence

As Jornadas Culturais “Porque Se Fazem As Festas?” estão de volta ao norte do país, desta vez para abordar o tema das “Festividades do Entrudo”. Após o sucesso da 1ª sessão, esta iniciativa dá início à 2ª sessão de debates que se realizará no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 15h00, na Casa do Careto em Podence, Macedo de Cavaleiros.

Porque Se Fazem As Festas?” debate festividades do Entrudo na Casa do careto, em Podence
Aproveitando o facto de estarmos perto do período de Entrudo e em terra dos (re)conhecidos Caretos de Podence, nada melhor do que refletir sobre as tradições desta altura do ano e sobre os vários aspetos multidisciplinares que as envolvem. Para o efeito estarão presentes como oradores convidados desta sessão, Carlos Magno, Elsa Escobar, José Fialho, Patrícia Cordeiro, Roberto Afonso e Rui Madureira. A sessão contará ainda com a presença de Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, e de Hélder Ferreira, presidente da Progestur, moderadores deste debate.

Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.

Este debate que se realizará em Podence, apresenta-se também como uma fantástica oportunidade para abordar com maior detalhe a candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A 2ª sessão de debates, organizada pela Progestur e Fundação Inatel, tem como parceira a Universidade Lusófona e conta também com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Centro de Música Tradicional Sons da Terra e Casa do Careto, Caretos de Podence.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN