Reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos de Chacim e Malta

O Município de Macedo de Cavaleiros deu início aos trabalhos de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos de Chacim e Malta. 

Reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos de Chacim e Malta
Uma iniciativa que surge após a assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com vista ao apoio no financiamento das intervenções urgentes e inadiáveis de regularização fluvial nas áreas afetadas pelos incêndios de 2017.

Já no passado dia 16 de novembro o Município deu início ao processo com uma sessão de sensibilização, que decorreu na Casa do Povo de Chacim, sobre as obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, destinada aos proprietários de terrenos situados junto das ribeiras afetadas pelo incêndio de 2017.

Os trabalhos, que recorrem a várias técnicas de engenharia natural, consistem num conjunto de operações focalizadas na limpeza dos cursos de água. Em particular o corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, bem como a remoção de sedimentos e outro material nos leitos, a consolidação e recuperação de taludes e margens, reposição e reabilitação da galeria ripícola (plantação ou sementeira de espécies autóctones), construção de pequenas obras de correção torrencial e também construção ou reparação de bacias de retenção.

De salientar que as obras estão praticamente concluídas, e que os encargos resultantes da execução deste protocolo são integralmente financiados pelo Fundo Ambiental.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN