Equipa do Heli 3 do INEM distinguida com Medalha de Mérito Municipal de Valor e Altruísmo, Grau Ouro |
As medalhas agora atribuídas serão entregues durante as comemorações do Dia da Cidade, que se realizam a 29 de junho de 2019. "É o dia nobre do município e, também por isso, nos parece a melhor data para honrar a memória destes quatro profissionais de excelência", sublinha Benjamim Rodrigues.
Na reunião realizada ontem, o Executivo reconheceu que «com elevado espírito de altruísmo e resiliência, o Dr. Luís Vega, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o copiloto Luís Rosindo assumiram um papel fundamental no apoio e auxílio às populações da nossa região». «A disponibilidade, o profissionalismo e a dedicação a esta causa contribuíram para o destaque e fortalecimento deste serviço de emergência médica nesta região», sublinhou ainda a proposta levada a votação.
Também ontem foi aprovada a atribuição de Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, conforme regulamento das distinções honoríficas de Macedo de Cavaleiros, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). "É uma distinção que já estava pensada e que reconhece o exemplar percurso do INEM, a sua existência ao serviço da comunidade e da proteção e socorro de populações com uma atuação sempre caracterizada pelo heroísmo, pela abnegação e pela solidariedade para com o próximo", frisa o presidente da Câmara Municipal. Esta medalha, refira-se, destina-se a "distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para o concelho, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento".
Decidida também foi a atribuição da Medalha de Mérito Municipal de Valor e Altruísmo, Grau Ouro, ao Dr. Manuel Serralva pelo papel desempenhado ao serviço da emergência médica em Portugal. "Manuel Filipe Serralva é o médico com mais horas em emergência médica, dignificando a profissão, a medicina em geral e a humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendidos pela Ordem dos Médicos", explica a nota justificativa da atribuição. "Esteve desde o início operativo da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Macedo de Cavaleiros, sacrificando os seus tempos livres para se dedicar à assistência e auxílio do povo transmontano e macedense. Sempre teve uma atuação caracterizada pelo heroísmo, abnegação e solidariedade incondicionais", pode ler-se ainda.