Câmara Municipal inaugura pólo da Universidade Sénior em Macedo de Cavaleiros |
A criação da Universidade Sénior em Macedo de Cavaleiros resulta de uma parceria entre o município e a Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e pretende "fomentar uma cultura de aprendizagem, de partilha de experiências e convívio, promovendo a participação da população sénior na sociedade".
O projeto “Idade Maior/Idade Melhor”, recorda Benjamim Rodrigues, foi criado em 2014 e surgiu com o objetivo de promover a saúde, o convívio e a diversão dos mais idosos. Na sua fase inicial, o grupo reunia-se de quinze em quinze dias para desenvolver atividades no domínio da expressão e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, para um envelhecimento proactivo e para o desenvolvimento da autonomia pessoal.
É a partir desta base que nasce a Universidade Sénior em Macedo de Cavaleiros. "Esta é uma resposta social do Município de Macedo de Cavaleiros para os munícipes com idade superior a 50 anos, sendo que os custos e benefícios deste projeto, de natureza cultural e social, não têm relevância do ponto de vista financeiro", explica o presidente da Câmara. Que adianta que a cooperação com a RUTIS "permite potenciar as mais valias que a Universidade Sénior pode oferecer aos seus utentes".
A sessão de abertura oficial do ano letivo 2018/2019 está previsto para o próximo dia 19 de outubro, pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. Segue-se a inauguração da Universidade Sénior que ficará sediada no Edifício Side Up, no Bloco F das antigas instalações do Instituto Jean Piaget. É aqui que, desde esta segunda-feira, se tratam todos os assuntos relacionados com a Universidade Sénior.