Vias de Comunicação e transportes entre as principais prioridades das Terras de Trás-os-Montes para 2030 |
Na altura a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes defendeu a necessidade de executar infraestruturas que melhorem a conectividade externa e interna do território, apontando como principais eixos estruturantes para o desenvolvimento económico e social do território o investimento na mobilidade e transportes.
Recorde-se que a CIM-TTM tem vindo a defender como prioritários, num quadro de um desenvolvimento sustentável do território, investimentos nestas áreas reivindicando, junto do Governo, o reforço do investimento, a conclusão de infraestruturas estruturantes e a implementação de projetos que vão ao encontro das especificidades deste território de baixa densidade e contribuam para a coesão e desenvolvimento territorial.
Neste sentido a CIM-TTM quer ver inscritas no PNI 2030 as ligações rodoviárias de Bragança/Vimioso e Bragança /Vinhais, a conclusão da ligação do IC5 a Espanha e a construção da ligação, com perfil de Itinerário Principal, de Bragança a Espanha (Puebla de Sanábria). No domínio da conectividade considera ainda como fulcral a inclusão da ligação Macedo de Cavaleiros/Vinhais/Espanha (Godinha), com perfil de Itinerário Principal.
Estas são algumas dos investimentos que a CIM-TTM quer ver contemplados no PNI2030, assumidos como prioritários na última reunião do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, que teve lugar, a 12 de setembro, em Mogadouro.
Os autarcas dos nove Concelhos que integram a CIM-TTM consideram também essencial o reforço dos aeródromos locais e a construção de um Aeroporto Regional em Bragança. O corredor ferroviário entre o Porto de Leixões e Zamora e a criação de um Centro de Logística na região foram outros dos projetos considerados como fulcrais para o futuro.
Outra das necessidades apontadas passa pelo reforço e melhoria da rede de banda larga na região. Estas são investimentos tidos como fundamentais para atrair investimento, dinamizando a economia local e contribuindo para contrariar a o despovoamento e isolamento do território.
Um pacote de investimentos apresentados, no dia de hoje, numa sessão de auscultação que contou com a presença Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques e do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
A CIM-TTM fez-se representar pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Artur Nunes e pelo Primeiro Secretário, Rui Caseiro.
Sónia Lavrador