Sandra Moutinho |
Sandra Moutinho, em declarações realizadas à margem do debate, não deixou de se mostrar surpreendida com o anúncio: “é uma novidade, sabemos que o projeto que foi contratado e que está em curso não contempla trabalhos para lá da barragem de Bagaúste”.
A autarca reconhece e sublinha a importância da eletrificação chegar ao Pinhão: “a ligação ferroviária não pode ficar interrompida por causa de uma questão técnica relacionada com a eletrificação, isso criaria uma perturbação de consequências inimagináveis para o turismo mas sobretudo para os utilizadores regulares do comboio”. Ainda assim defendeu a necessidade de um projeto mais abrangente e com maior alcance regional. “Pode ser uma boa noticia para o Pinhão, mas temos que olhar a região como um todo” e acrescentou “hoje no debate ficou bem clarificado que a Linha do Douro precisa de ser reaberta até Espanha e que esse será o impulso definitivo que a região precisa”.
A Junta de Freguesia do Pinhão ficará agora a aguardar que este anúncio tenha consequências práticas e que o investimento venha inscrito no próximo orçamento de estado ou no plano de investimentos para 2030 que o governo tem vindo a preparar.