Comemoração do Dia Mundial da Música em Santa Marta de Penaguião
Categorizado por:
Santa Marta de Penaguião
/ Foi publicado
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Notícias do Nordeste
A Fundação INATEL, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, vão comemorar o Dia Mundial da Música com um ENCONTRO de BANDAS FILARMÓNICAS, a efetuar naquela vila duriense, no dia 30 de setembro, domingo, pelas 15,30 horas e com a participação das Bandas Musicais de Pontido (Vila Pouca de Aguiar), Sabrosa e Cumieira (Santa Marta de Penaguião).
O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada pela UNESCO em 1949. A efeméride é assinalada internacionalmente no dia 1 de outubro de cada ano, contudo a Fundação INATEL antecipou para dia 30 de setembro as celebrações no distrito proporcionando desta forma uma tarde de domingo diferente. O evento contará com a participação de três bandas musicais da região.
A Banda Musical do Pontido, fundada em 1765 no concelho de Vila Pouca de Aguiar e com uma riquíssima história de mais de dois séculos. A Casa de Ensaio e a sua Escola de Música são os maiores orgulhos de uma instituição que conta com cerca de 60 músicos sob direção do Maestro Lionel Eira. A Banda de Música de Sabrosa, fundada em 1861 e com atividade contínua desde 1980 sob alçada da Associação Recreativa, Cultural e Musical de Sabrosa conta atualmente com cerca de 65 músicos, sobretudo jovens sob direção da maestrina Cláudia Macedo.
A Banda de Música da Cumieira, fundada em 1830 é composto por cerca de 50 elementos sob direção do Maestro David Rodrigues. É também uma banda formada essencialmente por jovens músicos e que procura no concelho de Santa Marta de Penaguião e na região desenvolver a cultura musical através de iniciativas de captação, sensibilização e fidelização de públicos. À semelhança de praticamente todas as bandas, dispõem também de uma escola de música.
Esta iniciativa tem o propósito de promover o intercâmbio entre Associações Musicais associadas da INATEL e mostrar o trabalho de enorme qualidade cultural, social e artístico desenvolvido pelas mesmas no seio das suas comunidades no que respeita principalmente ao ensino, promoção e divulgação da música instrumental.