CIM-Terras de Trás-os-Montes reúne com Ministro da Agricultura |
Neste campo, tal como já foi anunciado, a CIM-TTM vai elaborar um Plano Estratégico de Regadio que abrangerá os nove concelhos desta Comunidade. Trata-se de um documento que visa conferir a sustentabilidade necessária às reivindicações do território, enquadrando as necessidades e permitindo delinear uma estratégia comum e de futuro neste âmbito. É neste sentido que CIM-TTM tem vindo a trabalhar, preparando o território para os novos desafios que se colocam com o próximo quadro de apoio. Do Ministro da Agricultura ficou o compromisso da inclusão Plano Estratégico de Regadio das Terras de Trás-os-Montes nas medidas de apoio do Quadro Comunitário 2030.
Recorde-se que no território estão em curso ou serão iniciados em breve projetos que representam um total de 37 milhões de euros de investimento no território. No entanto, a CIM entende que é necessário intensificar a aposta neste domínio tido como essencial para conferir um novo impulso ao setor agrícola e pecuário, conseguindo a valorização, mas também o aumento da produtividade, da qualidade dos produtos locais e potenciando novos investimentos. Daí que as garantias obtidas na reunião sejam vistas como de extremo relevo para a coesão e desenvolvimento das Terras de Trás-os-Montes e de um sector que se assume como um dos principais motores da economia regional.
Durante a reunião foi ainda abordada a questão relacionada com a necessidade de mais inspetores sanitários para os matadouros, facto que que está a criar alguns constrangimentos nas unidades existentes na região. O combate à Vespa das Galhas dos Castanheiro, o trabalho desenvolvido pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e a sua importância para esta fileira da produção agrícola a nível nacional, foram outros dos temas em análise.
Sónia Lavrador