Feira do Naso regressa ao planalto no próximo dia 6 de setembro |
A desertificação das aldeias e a mecanização da agricultura que tanto alteraram a paisagem social do Planalto a partir de meados do século passado levaram à descativação desta feira durante alguns anos. Até que, em 2002, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) se propôs a revitalizá-la e a fazer dela um evento-chave para a valorização do Burro de Miranda.
O certame tem vido a se recuperado nos últimos anos e, uma vez mais, a AEPGA, em colaboração com o município de Miranda do Douro e sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, realiza a 16ª edição do Concurso que, desde do ano passado, passou a ser de âmbito nacional, da Raça Asinina de Miranda.
Este concurso tem por objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça asinina de Miranda em Portugal e, em particular, no concelho de Miranda do Douro, bem como os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, proporcionando aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua seleção.
A iniciativa procura ainda estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação desta raça, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.
No dia 6 de Setembro, a partir das 10h00, o recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso recebe mais uma edição da Feira do Naso e do Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda.