Johnson & Johnson divulga dados de estudo longo prazo de vacina de prevenção para o VIH

Resultados preliminares do estudo APPROACH demonstram que o esquema de vacinação de mosaico imunogénico manteve uma resposta imunológica robusta até um ano após a última vacinação.

Johnson & Johnson divulga dados de estudo  longo prazo de vacina de prevenção para o VIH
A Johnson & Johnson acaba de anunciar os primeiros dados de resposta imunológica a longo prazo da investigação de um esquema de vacinação de mosaico imunogénico para a prevenção da infeção pelo VIH-1, que está a ser desenvolvida pela Janssen, companhia farmacêutica do grupo. Na fase inicial (Fase 1/2a) do estudo APPROACH, foi registada uma resposta robusta de anticorpos contra o VIH em todos os voluntários saudáveis que receberam o esquema de vacinação durante 96 semanas, um ano após a última vacinação. Esses dados foram divulgados numa apresentação oral na 22.º International AIDS Conference (AIDS 2018), que decorreu em Amesterdão, na Holanda, entre 23 e 27 de julho.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Os resultados a longo prazo apresentados na AIDS 2018 baseiam-se nos dados iniciais do estudo APPROACH publicados na The Lancet, em 6 de julho de 2018.

«A nossa visão é ter um mundo sem o VIH, e isso exigirá uma vacina de prevenção contra este vírus», referiu Paul Stoffels, MD, Vice Chairman do Executive Committee and Chief Scientific Officer da Johnson & Johnson. «A Johnson & Johnson está empenhada na colaboração com parceiros para solucionar essa lacuna crítica e disponibilizar a melhor ciência para encontrar uma vacina contra o VIH ainda durante o nosso tempo de vida, o que mudará o percurso da saúde de populações em risco de VIH em todo o mundo».

A procura por uma vacina contra o VIH começou no momento em que o vírus foi descoberto, há mais de 30 anos. No entanto, devido às propriedades únicas do vírus - incluindo a sua diversidade genética global - o desenvolvimento de uma vacina eficaz é altamente desafiador. O esquema de vacinação experimental contendo um mosaico imunogénico da Janssen é concebido como uma "vacina global". Tem por objetivo prevenir as infeções provocadas por uma ampla variedade de estirpes de VIH-1 em todo o mundo e que são responsáveis pela pandemia. O esquema de vacinas contém um mosaico imunogénico (moléculas capazes de induzir uma resposta imunológica para diversos subtipos ou clades de VIH), criados a partir de genes de diferentes subtipos de VIH.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Com base nos resultados do APPROACH e de outros estudos em fase inicial, em novembro de 2017, a Janssen e os seus parceiros globais iniciaram o primeiro estudo de avaliação de eficácia de um esquema de vacinação de mosaico imunogénico. O estudo da Fase 2b, HVTN 705 / HPX2008 (também conhecido como 'Imbokodo'), ambiciona envolver 2.600 mulheres jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, de cinco países da África Subsaariana para determinar se a vacina é segura e tem capacidade de reduzir a infecção pelo VIH nesta população que beneficiaria bastante de novas medidas de prevenção do VIH. As participantes estão agora a voluntariar--se em centros de investigação clínica na África do Sul, Malawi, Zâmbia e Zimbabué. A aprovação regulamentar para o estudo está ainda pendente em Moçambique.

Os resultados do HVTN 705 / HPX2008 são esperados em 2021. Estudos adicionais em larga escala serão necessários para o licenciamento do esquema de vacina de mosaico imunogénico contra o VIH-1.

«Embora ainda estejamos numa fase inicial do processo de desenvolvimento, estamos a registar progressos significativos», afirma Johan Van Hoof, Global Therapeutic Area Head de Infectious Diseases & Vaccines e Managing Director da Janssen Vaccines and Prevention B.V. «Estes dados demonstraram a durabilidade das respostas imunológicas desencadeadas pelos esquemas de vacinação em mosaico».

Sobre o Estudo APPROACH
APPROACH (HIV-V-A004/NCT02315703) é um estudo de Fase 1/2a que envolve 393 adultos saudáveis não infetados com VIH dos EUA, Ruanda, Uganda, África do Sul e Tailândia. Avalia a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade (capacidade de induzir uma resposta imunológica) de diversos esquemas de vacinação de mosaico imunogénico para a prevenção da infeção por VIH-1.

Estes esquemas de vacinação heterólogos contêm duas doses de indução imune (semanas 0 e 12) da vacina de mosaico trivalente com vetor viral Ad26.Mos.HIV, utilizando a tecnologia Janssen’s AdVac® que se baseia no serotipo 26 do adenovírus (Ad26). As doses de indução são seguidas de dois reforços (semanas 24 e 48) de Ad26.Mos.HIV, MVA-Mosaic e/ou de diferentes doses da proteína solúvel Clade C gp140 adjuvante com fosfato de alumínio. Através desta estratégia de indução e reforço de resposta do sistema imunológico utilizando diferentes componentes da vacina, o objetivo é produzir uma resposta imunológica forte e prolongada ao VIH.

Às 96 semanas, um ano após a última dose da vacina, todos os esquemas de vacina avaliados pelo APPROACH apresentavam um perfil de segurança favorável. Nenhum acontecimento adverso relacionado com a vacina foi reportado. Todos os esquemas mantiveram respostas imunológicas humorais e celulares do VIH-1 robustas induzidas pela vacinação.

O esquema mais imunogénico foi composto pelo mosaico Ad26 como primário e Ad26 + gp140 (dose alta) como reforço. Todos os voluntários do estudo que receberam este esquema alcançaram uma reposta de anticorpos ao VIH e mantiveram essa resposta até um ano após a vacinação. Além disso, um número elevado de recetores alcançou como resposta a imunidade celular. O conceito de vacina de mosaico foi selecionado para avaliação adicional em estudos de eficácia.

Os parceiros de Janssen no estudo APPROACH foram o Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC) na Harvard Medical School; o United States Military HIV Research Program (MHRP) no Walter Reed Army Institute of Research (WRAIR), com a Fundação Henry M. Jackson para o Advancement of Military Medicine (HJF); o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), parte dos US National Institutes of Health (NIH); o hospital Ragon Institute of Massachusetts General, MIT e Harvard; o International AIDS Vaccine Initiative (IAVI); e o HIV Vaccine Trials Network (HVTN).

Desde 2005 que a Janssen Vaccines & Prevention B.V. tem participado no programa NIH-supported Integrated Preclinical/Clinical AIDS Vaccine Development (IPCAVD), subsidiada pelos AI066305, AI078526 e AI096040.

Consulte o site www.jnj.com/HIV para saber mais sobre o espetro da ciência do VIH que está a ser desenvolvida pela Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, e os seus parceiros para a prevenção, tratamento e investigação para a cura.

Sobre a Johnson & Johnson
Na Johnson & Johnson acreditamos que boa saúde é a base de vidas ativas, comunidades prósperas e progresso. É por essa razão que, há mais de 130 anos, temos como objetivo manter as pessoas saudáveis em todas as idades e em todas as fases da vida. Atualmente, enquanto maior companhia de cuidados de saúde do mundo, estamos empenhados em usar esta dimensão e alcance para o bem comum. Lutamos para melhorar o acesso, criar comunidades mais saudáveis, e colocar uma mente, corpo e ambiente saudáveis ao alcance de todos, em qualquer lugar. Unimos as nossas emoções, à ciência e à criatividade para mudar profundamente a trajetória da saúde para a humanidade.

Sobre a Janssen
A Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, é uma das companhias farmacêuticas de investigação líder a nível mundial, estando presente em todos os continentes. A Janssen está empenhada em descobrir e disponibilizar medicamentos inovadores para necessidades médicas não preenchidas, e desenvolveu ao longo das últimas décadas múltiplas terapêuticas que têm feito a diferença, de forma significativa, na vida dos doentes. As áreas chave da companhia são: Neurociências, Imunologia, Oncologia, Infecciologia e Doenças Metabólicas. Para mais informações consultar: www.janssen.com/portugal. A Janssen Vaccines & Prevention B.V. faz parte da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

Precauções com as declarações prospetivas
Este comunicado de imprensa contem "declarações prospetivas" conforme definido no “Private Securities Litigation Reform Act” de 1995 sobre o desenvolvimento de uma potencial vacina preventiva para o VIH. Adverte-se ao leitor não se apoiar nessas declarações prospetivas. Essas declarações são baseadas em expectativas atuais de eventos futuros. Se os pressupostos subjacentes se revelarem inexatos ou riscos conhecidos ou desconhecidos ou incertezas se materializarem, os resultados atuais podem variar materialmente das expectativas e projeções da Janssen Vaccines & Prevention B.V. e qualquer uma das outras Companhias Farmacêuticas Janssen e/ou Johnson & Johnson.

Riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a: desafios e incertezas inerentes à investigação e desenvolvimento de produtos, incluindo incerteza de sucesso clínico e obtenção de aprovações regulatórias; incerteza do sucesso comercial; dificuldades e atrasos de produção; concorrência, incluindo avanços tecnológicos, novos produtos e patentes obtidas por concorrentes; objeções para patentes; preocupações quanto à eficácia e segurança do produto que resultem em retirada do produto do mercado ou ação reguladora; alterações no comportamento e nos padrões de gastos dos compradores de produtos e serviços de saúde; alterações em regulamentos e leis aplicáveis, incluindo reformas de saúde globais; e tendências para a contenção de custos com saúde.

Uma lista e descrição adicionais desses riscos, incertezas e outros fatores podem ser encontradas no Relatório Anual da Johnson & Johnson no Formulário 10-K para o ano fechado a 31 de dezembro de 2017, inclusive no "Item 1A Fatores de Risco", o seu relatório trimestral arquivado mais recentemente no Formulário 10-Q, inclusive na seção intitulada "Nota de precauções com declarações prospetivas", e os subsequentes registos da empresa com a Comissão de Segurança e Câmbio. Cópias desses arquivos estão disponíveis online em www.sec.gov, www.jnj.com ou a pedido da Johnson & Johnson. Nenhuma das Companhias Farmacêuticas Janssen ou a Johnson & Johnson compromete-se a atualizar qualquer declaração prospetiva como resultado de novas informações ou desenvolvimentos ou eventos futuros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN