Portugal tem águas balneares de qualidade superior à da média europeia: no nordeste há nove espaços considerados excelentes

Portugal tem águas balneares de qualidade superior à da média europeia e para esse ranking também contou a qualidade de dez espaços analisados na região do Nordeste Transmontano.

Portugal tem águas balneares de qualidade superior à da média europeia: no nordeste há 9 espaços considerados de excelentes
A água balnear de Frades, Ponte de Soeira e Ponte da Ranca, todas no concelho de Vinhais, mereceram a classificação de excelente. O mesmo se passou coma água balnear do Rabaçal,  concelho de Valpaços, e as águas balneares de Quintas, Maravilha e Parque Dr. José Gama, todas no concelho de Mirandela. Aqui apenas a água balnear de Vale Juncal mereceu a classificação de boa, as restantes foram todas consideradas como excelentes. Em Macedo de Cavaleiros, as águas balneares da Praia da Ribeira e da Praia da Pegada, na albufeira do Azibo, mereceram igualmente a classificação de máxima qualidade. O mesmo acontece com a água balnear da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, também considerada como excelente.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O relatório anual «Qualidade das Águas Balneares na Europa», realizado pela Agência Europeia do Ambiente, em conjunto com a Comissão Europeia, foi lançado recentemente e mostra que as amostras colhidas em Portugal confirmam 603 estâncias com água de qualidade balnear no país.

Os dados foram avaliados em 2017 e, por isso, indicam os melhores locais de águas balneares para este ano. Portugal é o décimo país onde as estâncias balneares têm águas de melhor qualidade, com um resultado (87 %) acima da média europeia (85 %).

As 3 801 amostras colhidas a nível nacional, entre 1 de maio e 15 de outubro de 2017, traduziram-se num total de 95 % de águas classificadas como «boas» ou «excelentes». Das estâncias balneares analisadas, 480 são costeiras.

Os resultados foram analisados por meio de cinco critérios: identificação; dados sazonais; monitorização de resultados; períodos de situações anormais; e períodos de poluição de curto prazo. As conclusões apontam, então, para águas balneares, na sua maioria, isentas de poluentes.

A qualidade das águas balneares em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo que 2017 contou com mais 36 estâncias balneares a entrar para a categoria «excelente», em comparação com o ano de 2016.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN