Nasceu o projeto de dinamização turística “Lagos do Sabor”

“Não podemos ficar à espera que nos descubram, por isso resolvemos ir ao Padrão dos Descobrimentos chamar a atenção da Comunicação Social, para que nos ajude a colocar os Lagos recém-nascidos no mapa e na agenda dos portugueses”. É com uma espécie de ação prática baseada na premissa 'se Lisboa não vem até nós, vamos nós até Lisboa' que o projeto 'Lagos do Sabor ' vai ser apresentado na capital, no próximo dia 26 de junho, junto do Padrão dos Descobrimentos.

Nasceu o projeto de dinamização turística  “Lagos do Sabor”. Foto: www.ambs.pt
Trata-se de um novo projeto de dinamização turística baseado na paisagem criada pelo espelho de água da albufeira da Barragem do Baixo-Sabor. ” São 70 Km de água cristalina, desde a barragem do Baixo Sabor até à foz do Azibo, com grandes lagos, ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração”, lê-se no texto de apresentação dos promotores deste projeto organizado a partir da Associação de Municípios do Baixo Sabor que congrega Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

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A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) foi criada em resultado da construção da barragem do Baixo Sabor com o objetivo promover o desenvolvimento sustentável de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo e “capitalizar o potencial endógeno do território, minimizar os impactos da albufeira, aproveitar de forma inovadora os novos lagos que surgiram. O objectivo é criar um destino turístico e atrair investidores, assegurada que está a preservação da natureza, havendo a registar a existência de um centro ambiental de excelência e com características únicas - o 'CIARA - Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal'.

Dentro da dinâmica criada por este plano foi já lançada a marca “Lagos do Sabor” e o projeto “Caminhos do Sabor” com o objetivo de promover a valorização turística do património natural dos Lagos, estando a ser implementado um “Grande Circuito Panorâmico Automóvel do Baixo Sabor” com miradouros, parques de merendas, sinalética e conteúdos interpretativos e um Programa de Educação Ambiental “País do Sabor” com filme de animação, canção Karaoke, máscaras, Passaporte-Guia e materiais pedagógicos do “País do Sabor”.

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Desta primeira fase de promoção do novo destino turístico faz ainda parte um documentário vídeo “Sabor” destinado a difusão nos media e conteúdo televisivo e uma campanha, nos media e redes sociais, promovendo os Lagos do Sabor em torno de um evento-chave mobilizador chamado “Caminhão”.

O caminhão é uma Megacaminhada Fotográfica, um evento concebido para um dia completo com múltiplas caminhadas e passeios com diversos graus de dificuldade, distância e duração, passeios TT, circuito BTT, atividades de aventura, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos. O evento termina com uma cadeia humana num pequeno percurso acessível em que será batido o record do Guiness de “Selfies”.

É preciso reinventar o que somos e o que temos e oferecê-lo em oportunidades ao país e ao mundo. Esse é o nosso desafio. Por isso, onde outros viram surgir uma albufeira, nós vimos nascer os extraordinários Lagos do Sabor. E sonhamos com o futuro”, referem na nota de apresentação os responsáveis por esta nova estrutura de promoção e dinamização do turismo a uma escala local e regional.

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