Alijó assume presidência da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua

O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, assumiu a presidência da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua com o principal desafio de fazer andar o plano de mobilidade e o regresso do comboio, noticiou a Agência Lusa.

Alijó assume presidência da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua
Formada pelos concelhos Alijó, Murça Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, esta agência de desenvolvimento local é responsável por projetos considerados estruturantes para o desenvolvimento destes cinco concelhos como, por exemplo, o Plano de Mobilidade Turística e Quotidiana, que está num impasse há algum tempo.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O Plano de Mobilidade surgiu como a principal contrapartida da EDP no processo de EIA que estabeleceu as regras e as condicionantes para a execução deste projecto hidroeléctrico.

A presidência da agência é rotativa e chegou agora a vez do autarca de Alijó assumir os destinos desta estrutura nos próximos anos.

Para José Paredes, o objectivo imediato é “garantir que o processo continue a decorrer a bom ritmo de forma a assegurar que todas as contrapartidas exigidas pela construção da barragem são implementadas no território”, disse o autarca citado pela Lusa.

A agência tem sido um exemplo de união para a região e para o país, um projeto que exige da liderança uma visão não concelhia mas territorial, neste momento a minha missão é defender os interesses das populações dos cinco municípios que integram o Vale do Tua”, considerou.

O Plano de Mobilidade contempla a exploração turística da nova albufeira que resultou da construção da barragem, o regresso do comboio à Linha do Tua, e a mobilidade quotidiana das populações ribeirinhas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN