Desgaste dos profissionais docentes esteve em debate em Vila Real

O Sindicato de Professores do Norte (SPN) e o Departamento do Centro de Formação do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), organizaram no passado dia 17 de Fevereiro, no Auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um Seminário Nacional para debate do Desgaste profissional dos professores, também designado como o "Síndrome de Burnout".

Em parceria com a FENPROF, uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes.

A importância do tema e a sua atualidade justificaram a presença de 150 docentes de várias zonas do país (Grande Lisboa, Zona Centro, Grande Porto e do Nordeste Transmontano), no encontro realizado em vila Real.

O Seminário contou com dois oradores de referência nacional nesta matéria, a Profª Raquel Varela e o Secretário Geral da FENPROF Prof. Mário Nogueira. A abertura foi da responsabilidade dos Professores e dirigentes do SPN, Alexandre Fraguito e José Augusto respetivamente. Dado o tema em questão, foi de todo pertinente, como forma de relaxamento e descontração, os momentos culturais variados, proporcionados pelos músicos Edmundo Pires (Violino) e Alexandre Fraguito (Clarinete).

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Os docentes tiveram a oportunidade de colocar as suas questões tendo por base o desgaste na profissão docente. Este desgaste, é, hoje, motivo de grande preocupação dos professores, em particular, e da sociedade portuguesa, em geral.

Conhecem-se diversos estudos sobre os efeitos psicológicos resultantes do exercício continuado da profissão, do excessivo número de horas de trabalho e da excessiva carga extralectiva, mas a FENPROF quer aprofundar o estudo deste problema, num momento em que o assunto entrou na agenda de discussão com o Ministério da Educação.

Nesse sentido, em conjunto com uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela (investigadora da FCSH da Universidade Nova), vai ser desenvolvido o maior e mais completo estudo sobre o problema, cujos resultados permitirão olhar o interior da profissão para melhor se perceber de que forma a atual situação afeta, profissionalmente, os docentes e também a vida das escolas.

Entre Fevereiro e Junho, decorrerão as diferentes fases deste estudo que será feito a partir de milhares de inquéritos a recolher nos estabelecimentos de educação e ensino. A importância do tema e a sua actualidade justificam que este seja o momento de desenvolver tão ambicioso estudo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN