O significado dos sonhos

|Tânia Rei|
Aviso: Isto não é um dicionário de significados de sonhos. Mas eu gosto desses livros, fique claro. Nunca comprei nenhum porque não sonho com frequência, apesar de achar fascinante.

Por exemplo, há uns tempos sonhei que estava a ser perseguida por um javali. Inusitado, não? Pois apenas quer dizer que posso vir a ter chatices com um familiar. Não aconteceu, ainda que guarde o aviso. E fiquei a saber que os javalis correm imenso. Irra! Quase não me safava, no sonho.

Contudo, há outras justificações mais esotéricas para alguns sonhos igualmente inusitados como este meu, e que me causam inquietações. Explicaram-me, gente entendida na matéria, que quando sonhámos com alguém que partilha o mesmo plano do que nós (i.e está vivo) é sinal de que essa pessoa nos quer falar, tem algo para nos dizer, e não consegue, não pode ou não quer, quando está acordado. Ou que pensa em nós, de alguma maneira. Então à noite, quando deixámos o nosso corpo, o sacana do nosso espírito faz o favor de denunciar tudo o que teimamos em guardar durante o dia – em resumo é isto.

É uma teoria que divide, certamente, opiniões. Estão a lembrar-se do sonho que tiveram com fulano de tal, com quem nem têm confiança, ou então com aquele outro onde conversavam com quem não vêem há imenso tempo. Nem contavam ver mais. Nunca mais. E não vos faz sentido que justamente aquele indivíduo tenha algo para demonstrar, a esta altura do campeonato.

Não sei o que pensar sobre isto. A sério que não. Poderia ser reconfortante, em determinados casos. Noutros é só estranho ser “visitado” durante o sono.

Os sonhos deviam ser uma ciência exacta, para podermos confrontar o outro, quando acordado. “O que estavas a fazer no meu sonho? O que me querias dizer? Fala agora, se tens coragem!” - diriamos, afrontados e ligeiramente perturbados pelas visões desenhadas na nossa cabeça, pautadas por conversas estapafúrdias.

Só que isto não está comprovado. Ninguém nos ensina isto na escola, nem há documentários na internet (talvez haja, ok). Por isso, vamos continuar a ter sonhos incompreensíveis, sem que nunca mudem esse estado. E, se os contarem a alguém, além de não se realizarem, como avança a ciência popular, acontece algo pior ainda. Vão ouvir um redondo: “Deixa-te disso, pá! Foi só um sonho”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN