Mais um fracasso na segurança militar

|Hélio Bernardo Lopes|
Volta que não volta, surgem-nos grandes barracas na vida interna das nossas Forças Armadas. Desta vez, foi em Tancos, envolvendo o roubo e o desvio de material militar de paióis.

Munições, pistolas, metralhadoras, granadas e lança-granadas. Bom, caro leitor, é demais. Uma cena que se vem repetindo com enorme frequência, e de que não se ouvem ráplicas ao nível dos países da OTAN, da Rússia, da China, etc..

Espero agora, muito sinceramente, que não se venha, mais uma vez, com a tal historieta da responsabilidade política, porque a grande responsabilidade existente está no modo de organizar a defesa dos referidos paióis. Sem ser militar, a verdade é que nunca me passaria pela cabeça operar a segurança de tais estruturas por via de controlos a pé ou móveis, mas aleatórios. É verdadeiramente ridículo.

As nossas Forças Armadas dispõem dos meios humanos essenciais para fazer um controlo global e local dos referidos paióis. O modelo que se vinha utilizando deu no que agora pôde ver-se. Fracassou, pois, a estratégia definida. E tal realidade, em qualquer estrutura militar de um Estado da OTAN teria sempre consequências no plano militar, deixando os seus lugares os que validaram tal mecanismo de proteção.

Sendo José Azeredo Lopes um Ministro da Defesa de grande qualidade e probo, há muito que vem sendo hostilizado por elementos da hierarquia militar, sobretudo, depois do caso do Colégio Militar e do que envolveu a morte de instruendos dos Comandos. De resto, o mesmo havia já tido lugar com José Pedro Aguiar Branco, mormente depois de ter encerrado o Instituto de Odivelas e de ter reduzido o número, claramente excessivo, de estruturas hospitalares das Forças Armadas.

Infelizmente, a grande comunicação social, com a notável exceção de Sandra Felgueiras, com o prograna que liderou, pouco fizeram para colocar certas realidades estruturais da nossa instituição militar em evidência. Como se dá, de resto, com os casos das magistraturas. Tal como costumo dizer, temos a democracia!

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN