No Douro Património Mundial, Filandorra comemora Dia Mundial do Teatro com Tcheckov e José Luis Peixoto

A Filandorra – Teatro do Nordeste vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de Março, com dois dos espetáculos mais emblemáticos do seu reportório, revisitados pela Companhia nas comemorações dos seus trinta anos, À Manhã de José Luís Peixoto, e Um pedido de casamento Anton Tchekhov.

 Um Pedido de Casamento. Créditos: Município de Vila Nova de Foz Côa
Esta estrutura profissional de teatro “entra” em palco já no dia 25 de Março, no Auditório Municipal de Sabrosa com a peça À Manhã de José Luís Peixoto, que retracta o quotidiano do mundo rural, abordando problemas como o despovoamento e envelhecimento das populações das aldeias do interior do país.

A ação desenrola-se numa aldeia onde cinco personagens, três mulheres e dois homens, dão corpo aos seus próprios desejos e receios, numa "viagem" pelo tempo das estações: as Primaveras e os segredos, os enganos e o Verão, os beijos nunca dados e o Outono onde se retarda o último frio. No dia 28 de Março pelas 15h00, À Manhã sobe ao palco do Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, Amarante, numa parceria com a Câmara Municipal, numa sessão destinada ao público sénior do concelho.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

No Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, a Filandorra vai estar em dois palcos distintos, Vila Real e Santa Marta de Penaguião, com a recente produção da Companhia, Um pedido de Casamento de Anton Tcheckov. Pelas 16h00, os Claustros da Câmara Municipal de Vila Real servem de “palco” a esta divertida comédia, numa sessão que pretende “homenagear” os funcionários que ao longo destes trinta anos colaboraram com a Filandorra em espetáculos e atividades de animação no Concelho e nas muitas deslocações, em Portugal e no estrangeiro, em representação do Município de Vila Real, cidade Sede da Companhia.

Este mesmo espetáculo é representado à noite no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, pelas 21h30, com entrada gratuita, espetáculo que “fecha” o triângulo teatral no Douro Património Mundial das Comemorações do Dia Mundial do Teatro pela Filandorra: Sabrosa, Vila Real e Santa Marta de Penaguião.

Um pedido de Casamento é uma divertida comédia que conta a história de Ivan Vassiliyitch, um hipocondríaco de 35 anos que decide pedir a mão de Natalia Stepanovna, sua vizinha e filha do septuagenário Stepan Stepanovitch. Já em casa do vizinho, acaba por provocar uma série de mal-entendidos relacionados com propriedades, dinheiro, vaidade… desentendimentos que dão o mote a toda a peça. Entre muitas trapalhadas e diversão sem fim, o casamento, a acontecer ou não, torna-se apenas um detalhe…

Trata-se de um dos primeiros espetáculos estreado em 1986 no Centro Cultural Regional de Vila Real, “revisitado” pela Companhia no âmbito das Comemorações dos Trinta Anos. A encenação é de David Carvalho, e conta no elenco com Bibiana Mota, Bruno Pizarro e Gonçalo Fernandes nos papéis que há trinta anos couberam a Elisa Lopes, Marcelino Lopes e Carlos Fraga, actores “pioneiros” do teatro na região sob a Direcção de David Carvalho.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro a Filandorra vai estar dia 29 de Março em Vila Nova de Foz Côa e no dia 30 em Penedono com o espetáculo infantil A Avó Leitura e o baú das histórias, que encerra a iniciativa Março o mês do Teatro, que ao longo de todo o mês percorreu 13 municípios de cinco distritos da região (Bragança, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu) com uma programação variada e destinada a todos os públicos, num total de 30 espectáculos/animações.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN