INATEL comemora Dia Mundial do Teatro no distrito de Vila Real

A Unidade Orgânica Local de Vila Real da Fundação INATEL vai assinalar, no último fim de semana de março, o Dia Mundial do Teatro com três espetáculos em vários pontos da região.

INATEL comemora Dia Mundial do Teatro no distrito de Vila Real
A Fundação INATEL propõe um fim de semana dedicado ao teatro com três espetáculos na Cumieira (Santa Marta de Penaguião), Lordelo (Vila Real) e Pinhão (Alijó). Estes espetáculos serão assegurados por grupos de teatro da região.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O fim de semana inicia-se em Lordelo, na sexta-feira dia 24 com “Bodas de Sangue”, a proposta do Grupo de Teatro Renascido. Este original de Frederico Garcia Lorca é baseado em factos reais e conta a história de uma noiva em fuga que provoca a tragédia entre duas famílias. No sábado será a vez do Grupo de Teatro da Associação Vale d’Ouro que apresentará, pela última vez na Cumieira, a peça “A Herança” uma adaptação do original “Um morto muito vivo” de Ricardo Marques e que conta a história do falecido Dr. Alberto que, após a sua morte, assiste ao desenrolar de diversos esquemas perpetrados por membros da sua família com vista a ficar com a sua herança.

O último espetáculo acontece Domingo, dia 26, no Pinhão, onde o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense apresentará em absoluta estreia nacional a peça “O Soldado Fanfarrão”, uma comedia latina de autoria de Plauto e que retrata e satiriza quadros e cenas da vida quotidiana. A Casa do Povo do Pinhão receberá o encerramento das Comemorações do Dia Mundial do Teatro a partir das 16h00.

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TEATRO
Dias 24, 25 e 26 de março de 2017
(Entradas livres)
Organizado pela Unidade Orgânica Local/INATEL de Vila Real

PROGRAMA

Dia 24/03/2017 (sexta-feira), 21h30 – CENTRO CULTURAL LORDELENSE, LORDELO
Participação do Grupo de Teatro Renascido da ADC da Cumieira, que apresenta a peça “BODAS DE SANGUE” de Federico Garcia Lorca. “Bodas de Sangue é uma peça de teatro baseada em fatos reais acontecidos na Andaluzia, Espanha. Foi escrita em 1933 e conta a história de uma noiva que foge no dia do seu casamento, provocando uma tragédia entre duas famílias, a do noivo e do amante. No dia da boda, após o casamento, aparece Leonardo, ex-namorado da noiva, que nunca a esqueceu, acaba por seduzi-la e fogem os dois, desencadeando a perseguição das famílias envolvidas. A peça fala sobre a vida e a morte, mostra a paixão e o encontro fatal entre dois rivais que desejam a mesma mulher…”


Dia 25/3/2017 (sábado), 21h30 – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CULTURAL da CUMIEIRA
Participação do Grupo de Teatro da Associação Cultural Vale D’Ouro, Pinhão, que apresenta a peça “A HERANÇA” “O ótimo e digníssimo marido, honestíssimo empresário morre inesperadamente. Todos os que conviviam como ele, agora, só querem encontrar o testamento que ele deixou para saberem o que a generosidade do finado lhes reservou. Acontece que não existe nenhum testamento e os seus dois executivos aproveitam para forjarem um testamento, onde se incluem como herdeiros! O que todos desconhecem é que o falecido tudo vê sem ser observado e assiste à encenação montada e vai descobrindo o que cada um pensava dele…” (adaptação do original de Ricardo Marques, “Um Morto Muito Vivo).


Dia 26/03/2017 (domingo), 16 horas – CASA do POVO do PINHÃO
Participação do Centro Cultural Lordelense, de Lordelo, que apresenta a peça “ SOLDADO FANFARRÃO” de Plauto (ESTREIA NACIONAL) “Vou dizer que uma irmã gémea de Filocomásio chegou aqui, vinda de Atenas, na companhia de um seu amante e é tão parecida com ela como duas gotas de leite; e que os dois pombinhos estão hospedados aqui em sua casa, diz Palestrião, e assim começa toda a tramoia para enganar o fanfarrão Pirgopolinices (O Soldado Fanfarrão), que se autodenomina “neto de Vénus” e tem uma líbido muito ativa. Esta comédia latina de autoria de Plauto, decorre numa rua de Éfeso, cidade da costa da Ásia Menor, e retrata e satiriza quadros e cenas da vida quotidiana muito do agrado popular, como o adultério, etc…”

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN