Rede de associações poderá tornar-se realidade

O Auditório Municipal do Peso da Régua recebeu no passado sábado mais de uma centena de representantes de associações da região para encontrar formas de trabalhar em rede. Dos trabalhos resultou uma proposta concreta para o estabelecimento de uma rede de associações no Douro.

Rede de associações poderá tornar-se realidade

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Este III Encontro de Associações do Vale do Douro contou com a representação da CCDR-N na pessoa de Helena Teles na sessão de abertura e de António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte na sessão de encerramento. O primeiro painel, moderado por Paulo Costa, contou ainda com José Manuel Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Régua; Luís Machado, da Rota da Estrada Nacional 2 e Presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião; Paulo Noronha da CIM Douro e Manuela Pires da Associação Douro Histórico. Na base da discussão lançada por este painel esteve a diversidade de experiências de trabalho em rede sob a perspetiva de diferentes instituições trabalhando com parceiros diversificados em âmbitos geográficos distintos.

O segundo painel, moderado por Luís Mendonça, pretendeu sobretudo apresentar exemplos concretos de associações cujo trabalho assenta em redes por elas criados. Foi o caso do Rancho Folclórico de Godim com Marco Silva, do Grupo de Teatro Lazarim com Paulo Fernandes e da Associação 2000 para o Desenvolvimento – A2000 com António Ribeiro. Estas três instituições mostraram de que forma as suas redes de parceiros formais ou informais contribuem para o seu trabalho e para o cumprimento da sua missão estatutária.

Rede de associações poderá tornar-se realidade
A tarde terminou com a intervenção de Luís Almeida da Associação Vale d’Ouro a apresentar uma proposta concreta para o estabelecimento de uma rede de associações na região. Este projeto pretende promover a qualificação e melhoria do produto cultural da região do Douro, a sua distribuição pela região e eventualmente pelo país, a criação de escala que permitirá uma melhor comunicação e divulgação dos eventos e uma gestão integrada da atividade cultural da região. Diversas instituições mostraram interesse no projeto podendo o mesmo vir a ser implementado em breve.

O III Encontro de Associações do Vale do Douro foi uma organização conjunto da Associação Vale d’Ouro com o Município do Peso da Régua.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN