O Museu do Abade de Baçal é já centenário

No dia 13 de Novembro de 1915 aprovou o governo republicano de então a criação de um Museu Regional em Bragança, depois de selecionadas as peças artísticas mais representativas do antigo Paço Episcopal, do antigo Seminário e do Mosteiro de Fornos de Ledra por José de Figueiredo – Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, na época – e José de Brito – na altura Secretário do Conselho de Arte e Arqueologia da 3ª Circunscrição (Porto) – e que a diocese queria levar a hasta pública um ano antes, depois destes edifícios terem passado para a alçada do Estado como punição contra as posições do prelado contra a Lei da Separação do Estado das Igrejas, em 1912.

O Museu do Abade de Baçal é já centenário
Estes objetos selecionados ficaram então à guarda da Comissão Concelhia de Bragança da Administração dos Bens do Estado, e serão entregues ao futuro diretor do Museu em Março de 1916.

Daqueles objetos inicialmente escolhidos por José de Brito e José de Figueiredo alguns, significativos, foram apartados e conduzidos para o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, e Museu Soares dos Reis, no Porto, conforme relações existentes. Damos aqui a relação, desconhecida, deste acervo:

Museu Nacional de Arte Antiga:
- 1 Sege estilo Luís XV;
- Um bocado de veludo carmesim;
- 8 Cadeiras de couro com braços do séc. XVII;
- 4 Cadeiras de braços de veludo;
- 2 Molduras douradas do séc. XVIII;
- 1 Salva de prata estilo Renascença;
- 1 Palmatória de prata dourada;
- 1 Tabuleiro de prata, quadrado;
. 1 Cafeteira de prata, setecentista;
- 2 Serpentinas de prata;
- 1 Candeeiro de prata;
- 3 Bancos de couro do séc. XVII;
- 9 Peças de estanho;
- 1 Frontal de seda do séc. XVIII;
- 1 Genuflexório;
- 1 Reposteiro de seda bordada, séc. XVII;
- 1 Liteira estilo Luís XV;

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Museu Soares dos Reis:
- 9 Peças de estanho;
- 1 Salva de prata com pé (680 grs);
- 1 Salva de prata dourada com pé (1 290 grs);
- 1 Salva grande de prata (2 210 grs);
- 1 Salva de prata (700 grs);
- 2 Bandejas quadradas de prata (920 grs);
- 2 Livros de cantochão, com iluminuras;
- 1 Pintura sobre madeira do séc. XVI.

A cafeteira de prata ida para o Museu Nacional de Arte Antiga regressou a Bragança, pela mão de Simoneta Luz Afonso, na altura da requalificação do Museu em 1995. E agora, neste centenário do Museu Regional, não seria a ocasião adequada para o regresso desse acervo, após cem anos de exílio da região?
(continua)

JMNJ

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