“Montesinho Montanha de Investigação” gera um “laboratório Colaborativo”

No próximo dia 26 de novembro promove-se em Bragança a realização de uma jornada de trabalho com vista a estruturar o projeto “Montesinho Montanha de Investigação", uma iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro de Investigação de Montanha (CIMO).

“Montesinho Montanha de Investigação” gera um “laboratório Colaborativo”
Com o patrocínio do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, este será um dos projetos-piloto inseridos na Rede Nacional de Montanhas de Investigação e do Conhecimento, também em fase de constituição.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O projeto pretende desenvolver um “Laboratório Colaborativo” que envolverá o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), autarquias, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT), Ciência Viva, Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, Centro Nacional de Competências de Frutos Secos (CNCFC), e ainda em colaboração com associações, cooperativas e empresas locais.

"A investigação será dinamizada por vários centros de investigação, nacionais e internacionais, em particular pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB, que promoverá ações sinérgicas fundamentadas na transdisciplinaridade do 'Laboratório Colaborativo', agregando múltiplos conhecimentos e atividades em áreas diversificadas como química, biologia, recursos energéticos, engenharias, clima, solos, hidrologia, vegetação, fauna, agronomia, zootecnia, silvicultura, ciências sociais, turismo, desporto, ou promoção de saúde", refere fonte do IPB.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O projeto também pretende dinamizar o espaço e as infraestruturas abandonadas que existem no Parque Natural de Montesinho, através da sua ativação, modernização e valorização, de modo a constituírem-se "polos ativos de investigação e observação científica, assim como de valorização social e económica do conhecimento sobre montanhas".

A Sessão de Trabalho do próximo dia 26 pretende promover uma  discussão global sobre o assunto, tendo em vista a definição de políticas que promovam a investigação científica, a valorização do território e a dinamização das economias locais. Desta primeira iniciativa fará também parte uma visita à Serra de Montesinho para observação das potencialidades "in loco".

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN