O Retorno

1975, Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas.

O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos nao têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles. 1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe.

 Dulce Maria Cardoso "nasceu em Fonte Longa, Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, em 1964 e aos seis meses de idade foi para Luanda, de onde regressou depois da descolonização e com o início da guerra civil em Angola. Formou-se em Direito e foi advogada. O seu primeiro romance, Campo de sangue (2001), foi escrito na sequência de uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura português e recebeu o Grande Prémio Acontece. 

Depois seguiram-se os romances Os meus sentimentos (2005), Prémio da União Europeia para a Literatura, e O chão dos pardais (2009), Prémio Pen Club, a antologia de contos Até nós (2008) e O Retorno (2011). A sua obra foi editada em vários países, é estudada em diversas universidades e estão em curso propostas de adaptação cinematográfica de alguns dos seus contos e romances. Em Portugal, os seus primeiros romances saíram pela Edições Asa, tendo O Retorno sido publicado pela Tinta da China. No Brasil, a Companhia das Letras publicou Campo de sangue em 2005 e a Tinta da China O Retorno em 2011"(Wikipedia).

Titulo: O Retorno
Autora: Dulce Maria Cardoso
Editora: Tinta da China
Preço:11,61€
Comprar online

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN