IPB: 10 Anos de Ciência Aberta

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai assinalar, no próximo dia 20 de junho, os 10 Anos de Ciência Aberta deste instituição de ensino superior. O encontro decorrerá no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança.

Ao longo da última década o IPB tem vindo a disponibilizar para a comunidade , através da internet, os resultados da sua investigação científica.

Os resultados têm vindo a ser partilhados de forma aberta, livre e sem custos para o utilizador, porque, segundo os responsáveis pela instituição, “gera benefícios importantes para a própria atividade de investigação científica, aumentando a sua visibilidade, mas, sobretudo, induz um impacto muito favorável na economia e na sociedade em geral, abrindo os resultados da investigação a empresas e outros públicos e, por essa via, potenciando a inovação”.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Foi com a intenção de socializar o conhecimento produzido pela instituição que o IPB criou há 10 anos o seu repositório científico e instituiu uma política interna de depósito obrigatório da produção científica em acesso aberto.

Esta estratégia levou a que Biblioteca Digital do IPB se transformasse num manifesto caso de sucesso e uma referência no contexto nacional e internacional. Agora pretende-se gerar um maior grau de democraticidade no acesso a esse conhecimento, através da sua abertura à comunidade em geral.

É com o intuito de aumentar a sua visibilidade junto das empresas e equacionar novas formas mais facilitadoras do acesso e disponibilização da informação contida no repositório que surge este encontro do próximo dia 20 de junho, servindo o mesmo para informar toda a comunidade que a produção científica dentro do IPB é de acesso livre e gratuito e que está à disposição de todos os cidadãos nas vinte e quatro horas do dia.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN