Helicóptero do INEM fica em Macedo de Cavaleiros. Acordo entre o Ministério da Saúde e as autarquias do distrito vai ser formalizado no sábado

Vai ser assinado amanhã, sábado, 28 de maio, em Macedo de Cavaleiros, o protocolo entre o Ministério da Saúde e as autarquias do distrito de Bragança para a permanência definitiva do Helicóptero de Emergência Médica nesta cidade Transmontana.

A cerimónia, agendada para as 11h00, conta com a presença do Ministro da Saúde, Alberto Campos Ferreira, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e com o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. Presentes na cerimónia estarão ainda os autarcas dos 12 municípios abrangidos pela ação do Helicóptero INEM.

A cerimónia decorrerá numa sessão pública que põe fim a uma “luta” que se desenrolava desde 2012, altura em que o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) decidiu pela deslocalização do meio.

Autarcas, Ministério da Saúde e INEM chegaram, agora, a acordo. O protocolo vem assegurar que o meio de socorro aéreo fica em Macedo de Cavaleiros, estabelecendo a impossibilidade de deslocalização sem a concordância prévia dos autarcas. O acordo prevê também a suspensão dos processos que ainda decorriam em tribunal e que opunham autarcas e INEM.

O dia 28 de maio assume um simbolismo especial para autarcas e populações locais que sempre se bateram pela justiça e necessidade da permanência do Helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros.

A sessão de assinatura do protocolo tem lugar no Hangar do Heliporto Municipal de Macedo de Cavaleiros. Trata-se de uma cerimónia pública na qual todos podem comparecer.

As fotos de uma luta

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN