Vai ser inaugurado o Órgão Sinfónico da Catedral de Vila Real

A inauguração do novo Órgão Sinfónico da Catedral de Vila Real está agendada para o próximo dia 20 de abril, pelas 18 horas, contando com a presença do Bispo da Diocese de Vila Real, do Presidente do Município de Vila Real e do Diretor Regional de Cultura do Norte.

A instalação de um órgão de tubos na Sé de Vila Real inscreve-se na afirmação da catedral como centro da diocese e pólo de excelência na vida cultural da cidade; servirá não apenas como suporte à liturgia própria do culto católico, mas sobretudo como difusor do rico e renovado reportório concertístico – integrando a cidade e a região nos circuitos europeus que têm este instrumento como solista ou acompanhante da atividade musical.

O novo órgão de tubos da Sé de Vila Real insere-se numa moderna tipologia internacional com expressão presente na identidade portuguesa – seja no Santuário de Fátima, seja na Igreja de Santo António dos Portugueses de Roma – concorrente para uma diversificação do panorama nacional, em particular com os órgãos históricos de tradição ibérica presentes no território (entretanto restaurados).

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Com a instalação do órgão na Sé de Vila Real, esta deixará de ser a única catedral do Norte de Portugal destituída de tal tipo de instrumento, resultando de uma ação promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Sé, São Dinis (Vila Real), com o patrocínio pessoal de Monsenhor Agostinho Borges (atual Reitor do Instituto Português de Sant'António em Roma) e o apoio da Câmara Municipal de Vila Real.

Esta ação foi integrada na candidatura ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’ e teve o apoio técnico à sua implementação, por parte da Direção Regional de Cultura do Norte.

[post_ad]
Contempla um investimento aproximado de 494 Mil Euros, cofinanciado, através do ON2, a 85% por fundos da União Europeia e ao abrigo daquela candidatura promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte.

O fabrico e montagem do órgão esteve a cargo da “Famiglia Vincenzo Mascioni, S.R.L.”, empresa sediada em Azzio (na província lombarda de Varese), na Itália. A empresa Mascioni é uma das mais antigas e reputadas fábricas de órgãos e outros instrumentos musicais da Europa; ativa desde 1829, mantém o cunho familiar, com a artesania e saber transmitidos de pai para filho, de geração em geração.

O concerto de apresentação está agendado para o dia 21 de abril, pelas 21.30 horas com o organista Giampaolo Di Rosa a interpretar obras de Manuel Faria, Johann Sebastian Bach, Giampaolo Di Rosa.

No dia 22 abril, também às 21h00, Giampaolo Di Rosa volta a interpretar obras de Carlos Seixas, Johann Sebastian Bach, César Franck e Ferenc Liszt.

O órgão da Sé de Vila Real compõe-se por Quatro teclados, 33 registos e 2.192 tubos, tratando-se de uma peça única na região transmontana.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN