“Praia + Acessível” distingue Praia de Macedo de Cavaleiros

A Praia da Fraga da Pegada foi distinguida com o prémio de “Praia + Acessível”. A iniciativa promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, Agencia Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal atribuiu o 2º lugar à área balnear da Albufeira do Azibo.

“Praia + Acessível” distingue Praia de Macedo de Cavaleiros

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O prémio, uma cadeira de rodas anfíbia “Job Walker”, foi atribuída esta terça-feira, pela empresa Mobilitec, patrocinadora da iniciativa, em cerimónia decorrida no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O prémio já havia sido dado a conhecer no último dia 3 de dezembro, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Foi agora entregue num evento em que foram apresentadas iniciativas inovadoras de inclusão, e que contou com a presença das Secretárias do Turismo e da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado para a Inclusão,
[post_ad]
felicitou os Municípios de Loulé (Praia de Vila Moura – 1º classificada) e de Macedo de Cavaleiros pelo “excelente trabalho na promoção da acessibilidade para todos às suas praias. As praias são um incomparável património de Portugal e as políticas de inclusão devem ser exploradas cada vez mais.”

A governante, partilhando a sua própria experiência enquanto invisual, destacou que “um turismo inclusivo, não é exclusivo das pessoas com deficiência. Estas serão sempre as grandes beneficiárias, mas acima de tudo é um trabalho para todas as pessoas, independentemente das suas características físicas.”

O Presidente da Câmara Municipal, usando da palavra, evidenciou as características das praias da Albufeira do Azibo, “onde se tem realizado um grande trabalho focado nas pessoas com deficiência, procurando atenuar as suas dificuldades em usufruir destes espaços.”

As regras do Prémio “Praia + Acessível” impediam mais que uma praia candidata em cada concelho, Macedo de Cavaleiros optou realizar a candidatura da praia fluvial com mais Bandeiras Azuis da Europa, reforçando as condições de atratividade do espaço.

Aqui, tal como na Praia da Ribeira, os utilizadores com mobilidade reduzida encontram zonas de estacionamento próprias, posto de socorro adaptado, passadiços extensos, painéis informativos específicos, inclusive em Braille, beneficiando da possibilidade de banhos acompanhados com os nadadores salvadores e com recurso a cadeiras anfíbias.

Duarte Moreno assegurou a continuidade “no reforço das condições existentes, até porque, Macedo de Cavaleiros pode também marcar a diferença por um turismo inclusivo, onde todos têm lugar.”

Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN