Milhares de visitantes na Feira Medieval de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo regressou à idade média, nomeadamente ao reinado de D. Dinis, com mais uma edição da Feira Medieval que teve lugar nos dias 8, 9 e 10 de Abril.


PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Com o tema “D. Dinis, Poeta e Trovador” foram várias as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer interpretadas no decorrer dos três dias. Destaque para o cortejo de chegada do Rei, que contou com a participação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo e de alunos e professores das escolas de Freixo de Espada à Cinta, Alfandega da Fé, Vila Flor, Mirandela, Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa.

Digno de admiração foi também o espetáculo de assalto ao castelo, onde foi representada uma invasão castelhana a terras de Moncorvo. Foi ainda recriado o milagre das rosas, os desamores de D. Dinis, julgamentos no pelourinho,
[post_ad]
um casamento medieval e jogos medievais.

Música medieval, teatro, saltimbancos, mendigos, ciganos e demonstração de armas foram outras das atividades que animaram os diversos espaços da feira.

Como era habitual na época não podia faltar um mercado medieval constituído por mais de 70 expositores incluindo artesãos, mercadores e taberneiros. Nas tabernas, local de convívio nos tempos medievais puderam-se apreciar os sabores da época.

Importa ainda salientar o empenho dos comerciantes do centro histórico em participar nesta viagem, vestindo-se a rigor e ornamentando as suas lojas e montras.

Os visitantes presentes nesta feira tiveram ainda a oportunidade de conhecer várias armas de guerra expostas, assim como os velhos ofícios da época e os diferentes acampamentos de D. Mendo, de Arqueiros e acampamento mouro.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e é caracterizada pelo envolvimento de toda a comunidade local, nomeadamente comerciantes, Agrupamento de Escolas, Agrupamento de Escuteiros, GNR, Dragon Force Torre de Moncorvo, Bombos Lousenses, Grupo Alma de Ferro Teatro, entre outros. A Feira Medieval teve um balanço bastante positivo, pois contou com mais de 1000 figurantes e milhares de visitantes.

Luciana Raimundo

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN