Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro candidata a Património Cultural da Humanidade

No próximo dia 15 de abril, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE), da Douro Superior Associação de Desenvolvimento e da Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina (CORANE), irá decorrer uma sessão de apresentação para lançamento da Candidatura da Gastronomia e dos Produtos da Terra Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 



O evento terá lugar na histórica Quinta do Romeu, no restaurante Maria Rita a partir das 12h30.

A apresentação será presidida pelo Conselheiro de Estado Professor Doutor Adriano Moreira que, na sua condição de transmontano, aceitou presidir à Comissão de Honra desta candidatura. A Comissão Executiva será liderada por Manuel Duarte Moreno, Presidente da Direção da DESTEQUE, em representação do Município de Macedo de Cavaleiros e integrará os presidentes da DOURO SUPERIOR e da CORANE, o empresário Dinis Alves Cordeiro e o autarca António Fidalgo Martins respetivamente.

[post_ad]
A Comissão Técnica da candidatura será liderada por Carlos Laranjo Medeiros, que já coordenou e desenvolveu outras candidaturas idênticas a distinções da UNESCO.

A caracterização da manifestação cultural e o seu âmbito geográfico, elementos importantes da candidatura, bem como o desenvolvimento de um plano de salvaguarda e promoção deste inquestionável património serão aspetos focados nesta apresentação.

A Candidatura da Gastronomia e dos Produtos da Terra Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentará também as linhas de um programa de envolvimento das gentes e entidades transmontanas e alto-durienses neste processo, que culminará na apresentação formal da candidatura à UNESCO, em março de 2018.

Segundo Manuel Duarte Moreno, que preside à candidatura, “no próximo dia 15, daremos o primeiro passo em direção a um objetivo antigo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta candidatura da nossa gastronomia a tão elevada distinção certamente unirá à volta deste desígnio todos os filhos destas terras, os que cá estão e toda a nossa diáspora. Faz parte da nossa cultura identitária saber responder a estes desafios, que tanto valorizam a nossa forma de ser e estar, como promoverão certamente um futuro com mais oportunidades.”

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN