Fundação Portuguesa de Cardiologia promove iniciativa para a população assinalando o Dia Nacional do Doente Coronário

Hoje é assinalado o Dia Nacional do Doente Coronário e a Fundação Portuguesa de Cardiologia promove uma campanha de rastreios cardiovasculares gratuitos entre as 10h00 e as 16h00 na Praça do Município de Vila Real. 

Pelas 15h00, a população é convidada a assistir à Palestra “Alimentação no Amor e na Paixão”, com a Prof. Doutora Rosa Maria Santos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. Anualmente, só por Enfarte Agudo do Miocárdio morrem mais de 4000 portugueses¹, dos quais cerca de 3000 ocorrem fora de ambiente hospitalar². Contudo, os avanços nesta área têm ajudado a que, em média, por ano, mais de 12 mil portugueses² tenham tido alta hospitalar depois de terem sofrido um enfarte agudo do miocárdio.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 
Segundo o Dr. Carlos Catarino “a doença coronária é favorecida por uma série de hábitos, comportamentos e estilos de vida, como por exemplo, a alimentação desequilibrada, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o stress, que são forte contributo para os designados fatores de risco para a aterosclerose como: a hipertensão arterial, o colesterol elevado e a diabetes”. O especialista salienta ainda que “assiste-se a grandes avanços na terapêutica da doença coronária, mas a morbilidade e mortalidade mantêm-se elevada, por isso é importante passar a mensagem de “mais vale prevenir que remediar”, reforçando a necessidade de uma alimentação saudável e atividade física… o simples andar faz maravilhas ao coração”.

[post_ad]
Paralelamente, a FPC vai dinamizar ainda, a 15 de Fevereiro, o 1º Encontro de Doentes Cardíacos em Lisboa, pelas 18:30 horas, no Piso 7 do El Corte Inglês, e em Coimbra, no Café Santa Cruz, junto à Câmara Municipal, Pç. 8 de Maio, pelas 18h00. Sendo o Dia Nacional do Doente Coronário, este ano, dedicado aos sobreviventes de enfarte agudo do miocárdio, o principal objetivo desta iniciativa é a partilha de histórias na primeira pessoa de sobreviventes de um ataque cardíaco.

*Fontes:
1- INE – Publicação “Causas de Morte 2013”, Edição 2015
2- DGS – Publicação Portugal: Doenças Cérebro-Cardiovasculares em números – 2014”

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN