“Villa Real alegre. O S. João. A feira de S. Pedro

“Villa Real alegre. O S. João. A feira de S. Pedro” é um trabalho de Ribeiro Aires que nos conduz pela história recente da cidade de Vila Real, um espaço urbano que nas últimas duas décadas teve uma transformação significativa.

Nesta obra o autor recupera as memórias de algumas festividades populares de longa e arreigada tradição. Trata-se de um trabalho onde se percebe que houve uma laboriosa investigação para recuperar a tradição da cidade.

“Villa Real alegre. O S. João. A feira de S. Pedro”, surge-nos como uma espécie de roteiro de evocação histórica que interliga as tradições de um território antigo, não apenas de Vila Real mas também de todo o país.

Dividido em sete capítulos, este livro aborda o processo de cristianização dos costumes pagãos, da vasta simbologia ligada ao S. João, do trevo de quatro folhas, das fogueiras, do manjerico, da alcachofra, do alho porro, da corrida à água nas fontes de Vila Real, dos banhos na Levada do Padre João, etc., tendo a Feira dos Pucarinhos direito a um capítulo individualizado.

A cronologia que corre em “Villa Real alegre. O S. João. A feira de S. Pedro” centra-se nos séculos XIX e XX, analisando todo o processo de apogeu, declínio e revitalização recente das tradições de Vila Real. O livro surge enriquecido com um álbum de fotografias que documentam as festividades num espaço temporal balizado entre 1870 e 2014.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN