Há uma maior intenção de aumentar despesas do que poupanças

A percentagem de portugueses que tencionam aumentar as suas despesas (34%) é ligeiramente superior à dos que prevêem aumentar as suas economias (32%). O cenário alterou-se apenas de forma ligeira face ao ano passado, altura em que intenções de poupança e de despesas estavam ao mesmo nível, nos 35%. 

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Fazendo o balanço, constata-se que o saldo entre poupanças e despesas está em solo negativo (-2%). Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que revela ainda que lazer/viagens é a categoria de consumo com maior intenção de compra.

De uma forma geral, as intenções de consumo cresceram em praticamente todas as categorias de consumo. Lazer/viagens lidera a lista de compras para os próximos meses com 15% dos portugueses a revelarem ter intenção de fazer gastos nesta categoria. Seguem-se os smartphones (11%), tablets (8%), eletrodomésticos (6%) e computador pessoal (6%). Ao contrário das restantes faixas etárias, onde viagens/lazer é a categoria dominante, no caso dos indivíduos mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, são os smartphones que lideram as intenções de compra (25%).

Voltando às intenções de consumo e poupança, verifica-se que os consumidores entre os 25 e os 34 anos são aqueles que mais revelam intenções de aumentar as suas economias (37%). Também é nesta faixa etária onde encontramos os consumidores que mais preveem aumentar os gastos (42%).

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.








Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN