Novo órgão de tubos na Sé de Vila Real: Instalação deverá estar concluída em meados de 2016

Na Sé Catedral de Vila Real prosseguem os trabalhos para instalação de um novo órgão de tubos sinfónico, procedendo-se nesta altura à colocação da plataforma onde será instalado o instrumento. Estima-se que a instalação do novo órgão de tubos esteja concluída até ao final do 1º semestre de 2016.

Enquadramento urbano da Sé de Vila Real
O contrato entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Sé – São Dinis e a empresa italiana "FAMIGLIA VINCENZO MASCIONI, S.R.L”, com sede em Varese, Itália, prevê a instalação de um grande órgão de quatro teclados composto de trinta e três registos para um total de 2180 tubos, a ser colocado na fachada interna, sobre o guarda-vento da entrada principal da Catedral, respeitando a vista completa da rosácea.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Pretende-se que este órgão, obedecendo aos critérios da arte, respeite o ambiente arquitetónico onde se integrará e seja uma obra única representativa do nosso tempo.

A instalação de um órgão de tubos sinfónico na Sé Catedral de Vila Real ocorre no âmbito do projeto «Rota das Catedrais do Norte de Portugal».

Na Sé Catedral de Vila Real e ao abrigo daquele projeto – além da programada instalação do órgão de tubos – já se efetuaram reparações várias ao nível das coberturas e está prevista a colocação de um módulo sinalético e informativo (apoio, acolhimento e informação dos visitantes) da Sé e da Rota das Catedrais.

A «Rota das Catedrais do Norte de Portugal» - desenvolvido em colaboração com os cabidos das Sés Catedrais e Fábricas da Igreja - é um dos projetos da Direção Regional de Cultura do Norte de maior expressão atualmente em curso, com um investimento global de cerca de 3,8 Milhões de Euros, a executar até 2015.

As Sés de Braga, Porto, Lamego, Vila Real, Viana do Castelo e a Concatedral de Miranda do Douro são os imóveis que integram a Rota das Catedrais no Norte de Portugal; pretende-se que este projeto promova uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN