Diocese de Bragança-Miranda assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da igreja com várias iniciativas

Correspondendo a um desafio lançado pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja que, desde 2011 assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja a 18 de Outubro, dia de S. Lucas (padroeiro dos artistas), a diocese de Bragança‐Miranda promove uma série de iniciativas culturais.

Restauro do altar da capela de Cercio
Tendo por mote a recente encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, propôs‐se para 2015 o tema “Património Religioso: Identidades e Lugares”. Assim, a primeira iniciativa decorreu já esta quinta‐feira, 15 de outubro, em Freixo de Espada à Cinta, com um ‘Estaleiro aberto’, de conservação e restauro da pintura mural da capela de S. José. Trata‐se de uma pintura mural localizada na parede do lado do Evangelho, perto do altar, representando uma Pietá, com um pouco mais de 1m2.

 No próximo sábado, 17, inaugura‐se a obra de Conservação e Restauro do altar‐mor da igreja de Cércio, em Miranda do Douro, a partir das 11h00.

Este evento conta com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro, e dos técnicos do Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança‐Miranda, liderado pelo Pe. António Pires.

Restauro do altar da capela de Cercio
Já no dia 23 de outubro, sexta‐feira, decorre no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, uma conferência sobre Arte Sacra.

A comunicação será proferida por Emília Nogueiro, numa conversa informal direcionada ao ensino secundário e superior. Decorre durante a manhã.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 
Estão ainda patentes as exposições ‘Pastores de um povo ’, comissariada por D. José Cordeiro que reúne obras da história da diocese nordestina. Pode ser visitada até 10 de janeiro de 2016 na concatedral de Miranda do Douro.

Vestir‐se de Cristo ’, é outra exposição, esta patente no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros. A mostra exibe paramentaria com peças provenientes de várias paróquias de Macedo de Cavaleiros, de entre os séculos XVII e XIX. Encontra-se ao público até 3 de dezembro.

‘Com este santo eu me encanto’, é o nome da terceira exposição no Museu do Abade de Baçal, em Bragança que tem visitas guiadas até 25 de outubro, das 10h00 às 17h30.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN