Auto-estrada Transmontana recebe financiamento comunitário de 253,4 milhões de euros, mas portagens continuam previstas para o futuro

A ligação da A4 entre Porto e Quintanilha, Bragança, vai receber um co-financiamento comunitário de 164,4 milhões a que acrescerá mais um montante de 89 milhões de euros de fundos comunitários para o empreendimento rodoviário do Túnel do Marão, um co-financiamento que já havia sido aprovado em Agosto.

Auto-Estrada Transmontana
Estes valores foram confirmados pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) ao Diário Económico . Assim, em conjunto, a auto-estrada que irá permitir a ligação directa entre o Porto e a fronteira com Espanha, em Quintanilha, recebe, no total, um co-financiamento comunitários de 253,4 milhões de euros.

Este foi o primeiro projecto que se desenvolveu em regime de parceria público-privada (PPP), mas que mereceu apoios comunitários, contudo, no futuro, os troços de ligação até à fronteira com Espanha deverão ser portajados, como anunciou ao jornal Público o presidente das Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho.

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O presidente da IP disse a este diário que as tarifas para atravessar o túnel do Marão deverão rondar os dois euros, mas fonte da empresa pública relembrou que o valor das portagens deverá ser proposto ao Governo 60 dias antes de abrir ao tráfego.

Também foi explicada a fórmula geral do cálculo que permite apurar o valor a pagar por cada quilómetro de auto-estrada, tendo em conta o contrato de concessão da IP. Assim, estima-se que 0,066 euros é o valor a pagar por cada quilómetro a percorrer, a que se deverá ainda somar o IVA e os arredondamentos para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo.

Se partirmos do princípio que toda a auto-estrada deverá ser portajada no futuro, facto qua ainda não foi por absoluto desmentido, e tendo em consideração os cerca de 220 quilómetros que afastam Quintanilha do Porto, é só fazer as contas para termos uma noção de quanto se poderá desembolsar num futuro não muito distante, só em portagens, numa deslocação de, por exemplo, Bragança e Porto.

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