Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro passam a integrar a rede de cidades inteligentes de Portugal

Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro passam a integrar a rede de cidades inteligentes de Portugal, por decisão tomada na última quinta-feira do comité estratégico da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER). As candidaturas das duas cidades transmontanas foram aprovadas por unanimidade.

Apesar de Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro se integrarem em zonas de baixa densidade populacional, tanto uma como outra cidade têm projectos, políticas e desenvolveram esforços merecedores da confiança do organismo de decisão, refere fonte da Inteli, gestora da rede.

Como exemplo são dados os casos inerentes ao designado turismo inteligente (“smart tourism”), que tem vindo a ser desenvolvido no nordeste transmontano, na dimensão da comunicação e divulgação baseadas em aplicações móveis. A RENER representa 46 municípios a nível nacional alavancando projectos nas áreas da governação, ambiente, energia, edificado, mobilidade, sociedade, qualidade de vida, economia e inovação.

"A integração na Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes reforça a opção estratégica da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, atenta aos desafios globais, cada vez mais centrados no trabalho em rede, abrindo um novo leque de oportunidades para a implementação de novos projetos de desenvolvimento, qualificação dos recursos e promoção do território", refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

"Com uma aposta na afirmação do território como destino de excelência na área do lazer e diversão, tendo em conta os seus activos naturais e culturais, Macedo de Cavaleiros ao integrar a RENER beneficia das vantagens inerentes à partilha de informação e de experiências na cooperação com o sector privado bem cimentadas na Rede, ao mesmo tempo que alarga também as opções na área da governação, ambiente, energia, mobilidade, sociedade, qualidade de vida, economia e inovação, onde se desenvolve a actuação de grupos de trabalho com ação permanente", refere a mesma nota de imprensa.

PUB


Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
"Salienta-se ainda, a alteração aos critérios iniciais de selecção da RENER, que apenas admitia Municípios com mais de 20 mil habitantes, tendo a autarquia de Macedo de Cavaleiros, no seu processo de candidatura, para os graves problemas de despovoamento do interior do país, muitas vezes estão na origem do sobrepovoamento das grandes cidades, reforçando o esforço no desenvolvimento, qualificação do território, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, apoio social, como algumas das grandes prioridades nos territórios com baixa densidade populacional", salienta a mesma fonte.

A RENER Living Lab, que nasceu em 2009, arrancou com 25 Municípios, enquanto Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica. Em 2013 apostou no alargamento temático da sua intervenção, incorporando outras áreas como a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão de água e resíduos, a governação e cidadania, a cultura e o turismo, numa lógica de modelo holístico de ‘cidade inteligente’. Promoveu, ainda, ao longo do último ano, o alargamento geográfico da rede com a incorporação de mais Municípios nacionais, ganhando escala, massa crítica e capacidade de cooperação. É agora constituída por 46 Municípios, 3 do Nordestes Transmontano.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN