“A quem encontrar este Livro” João Pina de Morais – Diário de Guerra (1917-1918)

O presente diário, escrito por João Pina de Morais entre Abril de 1917 e Junho de 1918, atravessa a totalidade da presença do jovem oficial do Corpo Expedicionário Português nos campos da Flandres, na I Guerra Mundial, e tem como destinatária Lídia da Assunção Monteiro, com quem mantinha, na época, uma relação de afecto que viria a resultar no matrimónio, celebrado a 29 de Novembro de 1923.

Encontrado num cofre há muito encerrado, por indicação de uma amiga próxima de Lídia Monteiro, o manuscrito deste diário de guerra de Pina de Morais é publicamente divulgado na presente data porque, segundo a mesma fonte, era vontade do casal que este testemunho, dado o seu carácter intimista, apenas viesse a ser publicado após a morte de ambos, acontecida em 1953, com Pina de Morais e em 1998 no caso de Lídia Monteiro.

Pretende-se, com a edição do presente volume, dar mais um contributo para o conhecimento da vida e obra do autor, bem como das condições que envolveram a participação do Corpo Expedicionário Português na guerra das trincheiras. O título atribuído, retirado do pedido expresso pelo autor na abertura deste diário, tem como objectivo convocar à leitura todos aqueles que com ele se cruzarem, não no fundo de uma trincheira, como pressagiava Pina de Morais, mas no escaparate de uma livraria.

Assim ficarão a conhecer o drama de amor e de guerra de um dos mais generosos soldados das tropas portuguesas.

Sobre o Autor
[post_ad]
João Luís Sequeira Rodrigues nasceu em Vila Real, em Junho de 1966. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É autor das obras João Pina de Morais: Vida, Pensamento e Obra; Pina de Morais – Crónicas no Jornal de Notícias (1942-1950); Viajar com… Pina de Morais.

Coordenou a publicação do livro Obra Poética de Aires Torres. Exerceu funções na Direcção Regional de Cultura do Norte de 2005 a 2014. É professor de Filosofia no ensino secundário.

Actualmente dirige o Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN