GNR lançou operação “Colmeias Seguras” no distrito de Bragança para precaver o furto a colmeias

Depois de uma vaga de assaltos a apiários de produtores de mel nordestinos, a GNR lança agora a operação “Colmeia Seguras”, para precaver situações de roubo de colmeias que só  nos primeiros meses de 2015 causou cerca de 13 mil euros de prejuízo aos apicultores da região.

Durante todo o mês de Abril os militares da GNR vão realizar assoes de sensibilização junto dos apicultores para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de furtos: Só durante os meses de Janeiro Fevereiro e Março foram roubadas cerca de 74 colmeias no distrito.

A operação Colmeias Seguras decorre em todo distrito de Bragança e visa “a prevenção e detecção de furtos de colmeias/enxames e identificar novas situações”, além de acções junto dos apicultores, contou à Lusa Paulo Azevedo das Relações Públicas do Comando Distrital da GNR.

O mês de Abril foi o escolhido porque é nesta altura que se intensificam os furtos nos colmeais.

Os apicultores também criaram um grupo de voluntários que vão fazer vigias nocturnas nos concelhos de Vila Flor, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN