O Trigo dos Pardais está recheado de histórias que nos possibilitarão guardar, através da escrita, aquilo que Trás-os-Montes e Alto Douro possui de mais original e genuíno: as suas raízes e os seus costumes”, assim escreve Maria da Assunção Anes Morais no prefácio que acompanha a obra.
A valorização da identidade local e dos escritores que lhe dão vida estão bem presentes nestes encontros com escritores transmontanos. Uma forma de possibilitar o contacto das crianças e jovens com os autores, levando-os a refletir sobre a importância da escrita na divulgação e afirmação da região, ao mesmo tempo que se divulga a obra e os autores que de alguma forma estão relacionados com Trás-os-Montes. Este é um dos objetivos que norteiam estas sessões, que já assumiram uma periodicidade regular nas atividades da Biblioteca Municipal.
Isabel Maria Fidalgo Mateus nasceu em Quintas do Corisco, Torre de Moncorvo, em 1969. Obteve o seu doutoramento em Hispanic Studies na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua portuguesa e literatura. Em seguida, conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação.
Em 2011, o seu livro de contos O Trigo dos Pardais foi incluído no Plano Nacional de Leitura. De momento, dedica-se à escrita e é intérprete do City Council of Stoke-on-Trent, convivendo de perto com a realidade migratória portuguesa.
NI CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)