Será desta?

|Hélio Bernardo Lopes|
Lá vai decorrendo o fantástico folhetim noticioso ao redor de José Sócrates. Ao ritmo da sucessão dos dias e das noites, a grande comunicação social vai trazendo supostos dados novos, num sistema de afirmações claramente incompatível, ou mesmo impossível. As mais recentes foram os dois pedidos de habeas corpus apresentados junto do Supremo Tribunal de Justiça.

Devo dizer, em complemento de quanto já escrevi sobre este caso, que sempre estive convencido de que José Sócrates não virá a ser condenado. Mais: admito mesmo, tal como no-lo referiu há uma semana Diogo Freitas do Amaral, que será mesmo muito provável que acabe por voltar à política.

Desta vez, porém, acredito que o habeas corpus por si interposto, através dos seus advogados, irá fazer vencimento. E não deixa de ser engraçado olhar a pressa com que os jornalistas e os comentadores se deitaram a salientar um suposto risco para Sócrates pelo facto do juiz sorteado ter sido o Conselheiro Santos Cabral. São análises que, tendo em vista a nossa necessidade histórica de defender, ao menos de forma aparente, as instituições, bem mereciam uma análise capaz da Teoria dos Jogos.

Temos agora menos de dez dias para saber no que se irá cair. Pelo meu lado, aposto em que o Supremo Tribunal de Justiça vai aceitar e dar razão ao pedido de habeas corpus que José Sócrates apresentou através dos

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN