Associações do Vale do Douro querem trabalhar mais em rede

Realizou-se no passado sábado, em Santa Marta de Penaguião,o  I Encontro de Associações do Vale do Douro que contou com a presença de quase centena e meia de participantes e convergiu na ideia de que as instituições deverão procurar trabalhar em rede para exponenciar as suas potencialidades e contribuir para o desenvolvimento da região.

I Encontro de Associações do Vale do Douro, Santa Marta de Penaguião. Foto: Associação Vale d’Ouro
O primeiro painel do encontro subordinado à temática do relacionamento com as autarquias foi o que mais emoção suscitou, sobretudo nos representantes das instituições. A delicadeza desta relação e a experiencia de quem já foi dirigente associativo e hoje é autarca foram o mote para uma intensa discussão sobre o papel de ambas as partes.


O painel mais aguardado pelos participantes, relativo a opções de financiamento, permitiu dar o enquadramento sobre os apoios comunitários que poderão surgir mas enfatizando que a preparação imediata das instituições é a prioridade. Por outro lado a Fundação INATEL apresentou a sua estratégia de apoio na cultura e desporto. O painel ficaria concluído com a apresentação da “COLMEIA”, em que os fundadores da primeira rede de crowdfunding nacional lançaram o desafio às instituições para aí encontram alternativas de financiamento e cooperação.

O encontro concluiu-se com o exemplo de três associações da região que criaram novas dinâmicas de gestão e atuação: o “Teatraço”, os “Golfinhos da Paz” e a “Associação Vale d’Ouro”.

Para o Luís Almeida, presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, o principal objetivo, conseguir reunir uma representação significativa do tecido associativo da região, foi alcançado. Por outro lado considera ainda que “ter-se transmitido uma ideia clara de que o futuro passa por uma articulação em rede das instituições é algo de muito importante”.


Já Luís Machado, Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião referiu que este foi um encontro que permitiu conhecer melhor os atores deste setor sem deixar de realçar que grande parte da oferta cultural e desportiva disponível nos concelhos já é disponibilizada pelas associações. O encontro contou ainda com a presença do deputado do Partido Socialista pelo círculo de Vila Real, Ivo Oliveira, que acompanhou a totalidade dos trabalhos bem como de diversos autarcas da região.

No final do encontro, a Associação Vale d’Ouro anunciou a realização da segunda edição a acontecer em Tabuaço e numa parceria com o Teatraço e a Câmara Municipal de Tabuaço.

Nota de Imprensa da Associação Vale d’Ouro

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN