Guardiões da memória vão ser homenageados no Museu do Douro

O Museu do Douro, Peso da Régua, vai realizar no próximo dia 13 de dezembro de 2014, com início às 9h30, o III Fórum do Património Imaterial do Douro, subordinado ao tema "Lugares de Memória, Rituais e Imaginário", e que se traduz na necessidade de preservar, valorizar e divulgar os testemunhos da cultura imaterial das populações que construíram a paisagem duriense.


Neste evento dezanove contadores de histórias recebem o diploma de "Narrador da Memória", atribuído pelo Museu do Douro no âmbito de um projeto de inventariação do património imaterial da região duriense.

A entrega destes certificados, iniciativa inédita no país, pretende reconhecer o papel destes contadores, a maior parte dos quais idosos, na "transmissão às novas gerações da memória cultural da sua comunidade".

O III Fórum do Património Imaterial do Douro, subordinado ao tema "Lugares de Memória, Rituais e Imaginário", propõe-se ser mais um espaço de reflexão, debate e divulgação, com a participação de especialistas, e aberto ao público interessado (responsáveis de museus, bibliotecas municipais, bibliotecas escolares, professores, educadores, agentes culturais, autarquias, etc.). Dos seus objetivos faz parte também a atribuição do certificado de "Narrador da Memória" a 20 cidadãos do Douro, bem como a apresentação da obra Património Imaterial do Douro Narrações Orais (Contos. Lendas. Mitos), Vol. 3, da autoria de Alexandre Parafita.




www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN