Barragem do Baixo Sabor está pronta para produzir energia e vai ser apresentada publicamente

A nova barragem do Baixo Sabor, um empreendimento da EDP que nos últimos sete anos tem estado em construção, será apresentada publicamente no próximo dia 10 Dezembro, 4ª feira, às 10h , no estaleiro da Póvoa, concelho de Torre de Moncorvo.

Barragem do Baixo Sabor. Foto: EDP
Esta apresentação será feita no momento em que a 1ª central hidroeléctrica do projecto inicia testes de ligação à rede e todo o sistema tecnológico se encontra preparado para iniciar a produção.

Nesta iniciativa será ainda apresentado o Plano Ambiental do Sabor, um vasto conjunto de medidas em execução que visa compensar impactes e valorizar o património natural da região.

“O aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor será constituído por dois escalões. A albufeira criada pelo escalão de Montante estende-se ao longo de 60 km, desde a zona da barragem até cerca de 5,6 km a jusante da confluência do rio Maçãs com o rio Sabor, ocupando áreas dos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. A albufeira criada pelo escalão de Jusante, com uma extensão de cerca de 9,6 km, ficará compreendida entre as duas barragens, localizando-se no concelho de Torre de Moncorvo.


Esta albufeira mais do que duplicará a capacidade de armazenamento português de água no Douro. O aproveitamento será equipado com grupos reversíveis, possibilitando uma melhor gestão da produção alavancada pela sua localização estratégica e que permite optimizar a produção de toda a cascata do Douro a jusante”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN