Alfândega da Fé adere à nova estrutura da rede de autarquias participativas

O Município de Alfândega da Fé integra a Rede de Autarquias Participativas (RAP). A formalização foi efectuada com a assinatura da Carta de Compromisso de criação desta rede, que teve lugar no dia 3 de dezembro no âmbito da primeira conferência Portugal Participa, realizada em Cascais.

Foto: CM Alfândega da Fé
Mais de 20 Municípios subscreveram este documento, empenhados em construir esta nova estrutura. Esta rede colaborativa vai permitir identificar, qualificar, consolidar e promover processos de democracia participativa no país, que produzam mudanças transformadoras e reforcem os laços de confiança entre as populações e as instituições.

A adesão da autarquia à RAP assume-se como mais um passo para a promoção de uma cidadania ativa e participativa a nível local. Um processo que a câmara se tem mostrado empenhada em promover e potenciar, ciente de que o envolvimento e participação de todos/as é fundamental para a desenvolvimento sustentável do concelho.


São disso exemplo a criação dos Conselhos Municipais Sénior e da Juventude ou dos Orçamentos Participativos Jovem e Sénior. Boas práticas neste campo, a que se junta o compromisso com a Transparência Municipal. O Município de Alfândega da Fé encontra-se em primeiro lugar no índice de Transparência Municipal. Um ranking que avalia os municípios em função da informação disponibilizada no Website. Para a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, “disponibilizar o acesso à informação é contribuir para aumentar a participação. Um/a cidadão/ã bem informado/a é um/a cidadão/ã mais participativo/a e ativo/.” Compromissos que agora se vêem reforçados com a adesão à RAP.

NI CM Alfândega da Fé

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN