Smart Travel 2014 promete trazer até ao nordeste “Quatro dias de Inspiração”

O Nordeste Transmontano recebe em Bragança e Mirandela, entre os dias 4 e 7 de dezembro, o evento Smart Travel 2014, um fórum internacional que pretende reunir num mesmo espaço geográfico especialistas mundiais no setor do turismo e das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foto: SmartTravel14
Esta iniciativa, organizada pela Corane e Desteque e dirigida pelo profissional de comunicação Vitor Pereira, tem como principais objectivos a “partilha de conhecimentos, experiências e soluções inteligentes a uma escala mundial, sendo essa a grande ambição desta iniciativa que se desenvolve a partir de um território pobre, desertificado mas com um enorme potencial turístico, com soluções inteligentes instaladas, criadas por iniciativa local, de baixo para cima, que são um excelente exemplo de conceitos universalmente aceites: empreendedorismo, inovação, audácia. O território quer mostrar o que tem e o que vale mas quer, essencialmente, aprender mais.


Este espaço de discussão visa também partilhar boas experiências territoriais, protagonizadas por empresas, associações ou municípios”, lê-se no site oficial dedicado ao evento.

Trata-se de um projecto de difusão e partilha de informações que reúne durante quatro dias na região “especialistas, nacionais e internacionais no setor do turismo, tecnologia e inovação”, trazendo desta forma “o seu conhecimento com o intuito de orientar os participantes para o sucesso, no negócio, no networking comercial, na gestão de produtos e destinos de forma inteligente”.

“Este evento pretende também ser um ponto de encontro para destinos inteligentes e seus associados, cidades, hotéis, animadores turísticos, restaurantes, alunos dos cursos de turismo e empresas de inovação e tecnologia que no dia a dia são confrontadas com a necessidade de apresentar soluções diferenciadoras, capazes de tornar o território e os seus intervenientes mais competitivos, capazes de competir com novos mercados”, salienta o sítio web do “SmartTravel14”.

Ainda segundo a mesma fonte de informação, “o projeto Smart Travel pretende abrir o caminho para a inovação para que as empresas se tornem mais competitivas e eficientes. Assim, procura identificar oportunidades para promover a inovação tecnológica, a sustentabilidade económica e os negócios, com especial ênfase no sector do turismo”.

As cidades de Bragança e Mirandela reunirão um vasto leque de especialistas e oradores para nos falarem sobre aspectos fundamentais de desenvolvimento das chamadas regiões de “baixa densidade”.


Um dos nomes mais aguardados é o do estratega urbano Boyd Cohen que vai desafiar o nordeste de Portugal para o movimento das “Smart Regions”. Boyd Cohen é um dos oradores que está a gerar maior expetativa no Smart Travel, sem revelar ainda qual é exatamente a ideia, Boyd Cohen, estratega urbano e climático mundialmente reconhecido, professor de empreendedorismo, sustentabilidade e cidades inteligentes na Universidad del Desarrollo em Santiago, no Chile, quer desafiar o Nordeste de Portugal para a implementação de um projeto-piloto em termos mundiais, que ajude este território a usar a inteligência a favor do desenvolvimento.

A difusão deste congresso internacional está a ser apoiada num completo, bem estruturado e esteticamente atraente sítio web e num blog que fornecem a par e passo todas as informações sobre esta iniciativa pioneira no nosso país, e onde os interessados poderão obter todas as informações indispensáveis sobre o evento.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN