Candidaturas ao “Prémio Empreende Tua” podem ser apresentadas até 15 Junho

As candidaturas ao “Prémio Empreende Tua”, que visa distinguir ideias inovadoras de negócio e promover a competitividade do vale do Tua, podem ser apresentadas até 15 de junho, anunciou a organização.

Trata-se de um concurso de projetos empresariais, exclusivo para os empreendedores inscritos no Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua, com prémios monetários a atribuir às melhores ideias de negócio num global de 30 mil euros.



Este programa de empreendedorismo decorre no âmbito das contrapartidas oferecidas pela EDP à construção da Barragem Foz Tua, que está a ser construída entre os concelhos de Alijó (Vila Real) e Carrazeda de Ansiães (Bragança).

A segunda edição do programa no Tua está a ser assumida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, constituída pelos municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Mirandela e Vila Flor, ainda pela EDP e conta com o apoio da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

Segundo um comunicado divulgado hoje pela UTAD, os projetos apresentados ao programa, alguns dos quais estão já em fase de concretização, irão promover, na sua globalidade, um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, podendo criar cerca de 50 postos de trabalho.

Os projetos assentam essencialmente na valorização dos recursos endógenos, como seja a produção agrícola, as atividades turísticas (alojamento, percursos, birdwatching), a agroindústria, a comercialização e promoção das produções locais e a rentabilização dos recursos (por exemplo a eletricidade).

A primeira edição do Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua foi lançada em 2012, pela EDP, e envolveu 76 empreendedores que criaram 35 novos negócios e 40 potenciais postos de trabalho.

Os projetos assentam essencialmente na valorização dos recursos endógenos, como seja a produção agrícola, as atividades turísticas (alojamento, percursos, birdwatching), a agroindústria, a comercialização e promoção das produções locais O programa de criação de autoemprego no Vale do Tua tem, segundo os promotores, “como principais objetivos o aumento da capacidade empreendedora, o aproveitamento das oportunidades impulsionadas pela construção da nova barragem, potenciar os negócios existentes na região, aumentar a taxa de sobrevivência das empresas, fixar as populações e melhorar as suas condições de vida”.

Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN