Solenidades da Semana Santa em Vila Flor: Representação da Via Crucis

A Semana Santa é anualmente em Vila Flor um tempo dedicado à reflexão e à oração. O período que antecede a ressurreição de Cristo é intensamente vivido pelos vilaflorenses que a cada celebração saem à rua para manifestar a sua fé.



Representação da Via Crucis
A Semana Santa e as suas atividades surgem da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, a Unidade Pastoral e a Câmara Municipal de Vila Flor, e este ano, à semelhança de anos anteriores, começa de uma forma grandiosa com perto de meia centena de figurantes a representarem a Paixão de Cristo ou Via Crucis a 13 de abril às 21 horas, Domingo de Ramos.

14 de abril às 21 horas o auditório do Centro Cultural de Vila Flor recebe um concerto com o Grupo Coral Brigantino e a 15 de abril às 20h30 é o auditório da Santa Casa da Misericórdia que acolhe o Bispo Diocesano D. José Cordeiro com a conferência “Um coração de Misericórdia”.


Para este ano, e à semelhança do que acontece todos os anos, são esperadas algumas centenas de pessoas nas procissões noturnas, sendo a de sexta-feira Santa, O Enterro do Senhor, uma das mais reverenciadas e acompanhadas pela população.

Com o som dos morteiros pela manhã, facilmente se percebe em Vila Flor, que chegou o Dia de Páscoa. Como dita a tradição, às 15 horas começa a Visita Pascal, este ritual da igreja, acontece a cada ano, com a chegada do “Compasso” a abençoar a casa e a anunciar a Ressurreição de Cristo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN